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Título
A experiência esportiva como formação: com(tra)posições
Orientador
Bruno Pucci
Autor
Gustavo Schneider de Camargo
Palavra chave
Esporte. Experiência esportiva como formação. Com(tra)posições. Experiência esportiva como formação ética. Esporte na escola.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
22/02/2021
Nº Downloads
318
Resumo
Esta tese se propõe a desenvolver o conceito de esporte em interlocução com as reflexões de autores críticos e da Teoria Crítica, principalmente aqueles conhecidos como pertencentes à Escola de Frankfurt (destacamos Theodor W. Adorno) e com estudiosos da área esportiva, Educação Física, e Educação tendo como eixo-central as com(tra)posições estruturantes do esporte. São essas com(tra)posições naturais, culturais, sociais, filosóficas, conceituais que se negam internamente, umas às outras, e que, ao mesmo tempo, se unem compondo a experiência esportiva. Para cumprir seu percurso, a tese se desenvolve mediada por cinco categorias por nós elegidas como fundantes do esporte: a superação, o rendimento, o lúdico, o estético e a ética, sem a ilusão de que seria possível, por meio do filosofar sobre o esporte, nos apoderarmos totalmente do esporte real. Desenvolvemos estas categorias e suas com(tra)posições dialéticas em aforismos e ensaios, ilustrados por narrativas e textos imagéticos atenciosamente construídos. Concluímos que promover experiências esportivas nas escolas, com todas suas com(tra)posições estruturantes, é de importante relevância para a formação ética dos indivíduos na luta contra a semiformação e a barbárie contemporâneas e que a Educação Física escolar não supre, ou pouco se aprofunda nas inúmeras possibilidades de experiências formativas que o esporte pode oferecer, quando trabalhado de forma mais densa, em todas suas categorias e na recusa de um curso pré-traçado a partir do esporte praticado atualmente
Abstract
This thesis proposes to develop the concept of sport in dialogue with the reflections of critical authors and Critical Theory, especially those known to belong to the Frankfurt School (We highlight Theodor W. Adorno) and with scholars in the sports field, Physical Education, and Education, having as a central axis those structural com(tra)posições (“contrapositions”) in sport. These com(tra)posições (“contrapositions”) are natural, cultural, social, philosophical, conceptual that deny each other internally, and that, at the same time, come together to compose the sporting experience. In order to follow its path, the thesis is developed mediated by five categories chosen by us as founders of the sport: overcoming, performance, playfulness, aesthetics and ethics, without the illusion that it would be possible, through philosophizing about the sport, take full ownership of real sport. We developed these categories and theirs com(tra)posições (“contrapositions”) in aphorisms and essays, illustrated by thoughtfully constructed narratives and imagery texts. We conclude that promoting sports experiences in schools, with all of com(tra)posições (“contrapositions”), is of important relevance for the ethical formation of individuals in the fight against contemporary semiformation and barbarism and that school Physical Education does not supply, or little goes into countless possibilities of formative experiences that sport can offer, when worked in a more dense way, in all its categories and in the refusal of a course pre-traced from the sport practiced today.