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Título

Docentes negras, mestras e doutoras em educação: vozes erguidas, experiências narradas

Orientador

Claudia da Silva Santana

Autor

Monique Karine Gomes

Palavra chave

Professoras negras. Percurso formativo. Narrativas. Formação docente. Interseccionalidade.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

12/02/2021

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3

Resumo

Esta pesquisa, realizada com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Brasil, objetivou o estudo das narrativas de mulheres negras, mestras e doutoras em Educação, sobre o contexto da escolha da profissão e continuidade na docência, com foco na influência das relações de raça e gênero nesse processo. Os estudos feministas na perspectiva interseccional, a partir das ideias de Carla Akotirene, permitem a articulação entre raça, gênero e docência. Como aporte teórico, a perspectiva interseccional permite o estudo das identidades, numa intersecção entre marcadores sociais e sistemas de opressão. Já a perspectiva histórico-cultural, desenvolvida por Vigotski, como fundamento teórico contribui para compreendermos o ser humano como social e histórico que, ao interagir com um ambiente culturalmente estruturado, tem as perspectivas de desenvolvimento e transformação potencializadas. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa, como um caminho para o entendimento das experiências de cinco professoras negras. Os resultados apontam que a significação destas experiências é permeada pela reflexão sobre as relações étnico-raciais e de gênero durante os percursos formativos. A presença da mãe e a figura da(s) professora(s) foram fundantes na constituição destas mulheres. As narrativas revelam uma constante luta para transformar ou rejeitar estereótipos, conceitos, imagens e representações socialmente impostos. Inicialmente, a escolha da profissão docente é considerada como alternativa para acesso aos bens culturais e econômicos e reconhecimento social. Entretanto, a permanência estaria ligada à visão e ao engajamento para transformação social.

Abstract

This research paper, supported by Brazilian National Council for Scientific and Technological Development (CNPq, in Portuguese) aimed to study the narratives of black women teachers, with Master’s and PhD’s degree in Education, concerning with the context for the choice of profession and the continuity in teaching, focusing on the influences of race and gender relations in this process. Feminist studies from an intersectional perspective, based on Carla Akotirene’s ideas, allow the articulation between race, gender, and teaching on this research. The cultural-historical perspective, developed by Vygotsky, contributes to understand all human beings as social and historical individuals who, when interacting with a culturally structured environment, has their possibilities of human development and transformation enhanced. The narrative inquiry was used as research methodology as a way to understand the experiences of five black women teachers. The results have implied the signification of their experiences is involved by the reflection on the ethnic-racial and gender relations during their education pathways. The mother figure and the role of teacher were fundamental in their black women teachers’ constitution. The narratives indicate a constant combat to transform and reject stereotypes, concepts, figures, and representations socially imposed. The choice of profession is considered as an alternative to access cultural and economic products and the desire for social recognition. However, the continuity would be linked to their vision and engagement for social transformation.