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Título

Perejivanie de iniciação à docência e narrativas (auto)biográficas: uma pibidiana e o chão da escola

Orientador

Luciana Haddad Ferreira

Autor

Fernanda de Jesus Santos Brito

Palavra chave

Narrativa (auto)biográfica. Perejivanie. Formação inicial docente. Pibid pedagogia. Pesquisa narrativa.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

10/02/2021

Nº Downloads

305

Resumo

A presente pesquisa evidencia que a formação docente é um processo histórico e social, constituído e constitutivo de relações, permeado por tensões e negociações, no qual a trama do fazer educativo é tecida. Ao mesmo tempo, é mediante o movimento das relações históricas e sociais estabelecidas e das situações dramáticas vividas, que cada professora se apropria do fazer docente, de si mesma e da própria docência. Ela internaliza e constrói singularidade, individualidade e sua identidade profissional. O estudo tem como objetivos compreender quais situações/momentos vividos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) se revelam, na escrita narrativa (auto)biográfica, como perejivanie (vivência), e estabelecer relações possíveis entre o conceito de perejivanie e o processo de formação no Pibid. Tem a narrativa (auto)biográfica como gênero textual e dispositivo de investigação, como estratégia de formação, como instrumento de produção de material empírico e como método de pesquisa. Para percorrer esse caminho, tomei as minhas narrativas referentes ao período de iniciação à docência, vivido no Pibid, no curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins, como produtora de sentidos sobre a formação inicial docente e de construção de identidade. A produção das narrativas foi subsidiada pela construção e organização de um inventário de pesquisa e teve o paradigma indiciário como elemento direcionador do olhar estético sobre o vivido. As narrativas foram lidas à luz da Teoria Histórico-Cultural e analisadas a partir do conceito vigotskiano de perejivanie, entendido como cada pessoa vivencia os acontecimentos, sintetizando e articulando aspectos presentes no meio e em sua personalidade, que, por sua vez, tem, como suporte, os conceitos de drama e situação social de desenvolvimento. As análises revelam a potencialidade da perejivanie como categoria para as pesquisas sobre formação docente; possibilitam compreender que o chão da escola muda por força das minhas perejivanie; evidenciam que é importante olhar as situações dramáticas do cotidiano da docência como forças motrizes para a formação; e expõem que a imprevisibilidade do chão da escola foi solo fértil para o desenvolvimento da consciência dos meus processos formativos. O estudo permite analisar e pensar a coletividade e a singularidade do ser e do fazer docente, que sempre será perejivanie de cada autora em um dos principais palcos da docência: o chão da escola.

Abstract

This present research shows that teacher education is a historical and social process, constituted and constitutive of relationships, permeated by tensions and negotiations, in which the plot of educational action is woven. At the same time, it is through the movement of established historical and social relations and dramatic situations experienced, that each teacher appropriates teaching, from herself and from her teaching. She internalizes and builds uniqueness, individuality and her professional identity. The study aims to understand which situations / moments experienced in the Institutional Program of Initiation to Teaching (Pibid) are revealed, in (auto)biographical narrative writing, as perejivanie (experience), and to establish possible relations between the concept of perejivanie and the teacher education process in Pibid. It has the (auto)biographical narrative as a textual genre and research device, as a training strategy, as an instrument for the production of empirical material and as a research method. In order to follow this path, I took my narratives referring to the period of initiation to teaching, experienced in Pibid, in the Pedagogy course, at the Federal University of Tocantins, as a producer of meanings about the initial teacher education and identity construction. The production of the narratives was subsidized by the construction and organization of a research inventory and had the indicative paradigma as a guiding element of the aesthetic look on the lived. The narratives were read in the light of the Historical-Cultural Theory and analyzed from the Vigotskian concept of perejivanie, understood as each person experiences the events, synthesizing and articulating aspects present in the environment and in their personality, which, in turn, is supported by the concepts of drama and the social situation of development. The analyzes reveal the potential of perejivanie as a category for research on teacher education; which make it possible to understand that the school floor changes due to my perejivanie; they show that it is important to look at the dramatic situations of everyday teaching as driving forces for education; and explain that the unpredictability of the school floor was a fertile ground for the development of awareness of my teacher education processes. The study allows to analyze and think about the collectivity and the singularity of being and doing teaching, which will always be the perejivanie of each author in one of the main stages of teaching: the school floor.