Visualização do documento
Título
Planejamento e gestão de carreira em alunos de pós-graduação de finanças e controladoria de uma instituição privada no ensino superior
Orientador
Yeda Cícera Oswaldo
Autor
Luana Grolla Ferreira de Camargo Diório
Palavra chave
Carreira. Coaching. Planejamento.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
22/11/2019
Nº Downloads
0
Resumo
O objetivo do estudo é analisar como o planejamento de carreira torna-se um diferencial para o ciclo de vida profissional, auxiliando o indivíduo com ferramentas de coaching, possibilitando uma projeção por meio de escolhas conscientes e uma descoberta para o autoconhecimento. Como o coaching é um método atual e eficaz, o profissional consegue visualizar seu estado atual e projetar seu estado futuro, incentivando seu desenvolvimento em busca de seus objetivos. No cenário atual, verificam-se que as pessoas buscam se manter no emprego, procuram uma pós-graduação como reciclagem, priorizam necessidades essenciais e não planejam suas carreiras, mas buscam novas oportunidades profissionais e até uma transição de carreira. O estudo permitirá diagnosticar os benefícios do coaching de carreira, por meio de ferramenta aplicada numa turma de pós-graduação, em forma de um questionário, focando em uma pesquisa de benefícios para o indivíduo e em como é realizado o planejamento de carreira. Essa pesquisa foi desenvolvida com alunos de pós-graduação do MBA de Gestão de Finanças e Controladoria, da Faculdade Salesiana Dom Bosco FSDB, que possui uma história de 60 anos na cidade de Piracicaba. O objetivo do estudo foi diagnosticar se os alunos efetivamente buscam um planejamento de carreira como conhecimento e reciclagem de uma graduação. O levantamento da pesquisa diagnosticou, por meio de um questionário sociodemográfico os seguintes componentes: gênero, idade, estado civil, tempo na empresa, situação empregatícia e há quanto tempo desde que iniciou a carreira profissional se planeja a carreira, se estabelece um planejamento estratégico em que consegue visualizar o futuro de sua carreira
Abstract
The objective of the study is to analyze how career planning becomes a differential for the professional life cycle, helping the individual with coaching tools, enabling a projection through conscious choices and a discovery for self-knowledge. As coaching is a current and effective method, the professional can visualize their current state and project their future state, encouraging their development in pursuit of their goals. In the current scenario, it is found that people seek to remain in employment, seek a postgraduate degree as a recycling, prioritize essential needs and do not plan their careers, but seek new career opportunities and even a career transition. The study will allow us to diagnose the benefits of career coaching through a tool applied in a graduate group, in the form of a questionnaire, focusing on a research of benefits for the individual and on how career planning is carried out. This research was developed with graduate students from the MBA of Finance Management and Controllership, from the Salesian College Don Bosco FSDB, which has a history of 60 years in the city of Piracicaba. The aim of the study was to diagnose whether students effectively seek career planning as knowledge and recycling of an undergraduate degree. The survey of the research diagnosed, through a sociodemographic questionnaire the following components: gender, age, marital status, time in the company, employment situation and for how long since he began his professional career, the career, a strategic planning is established in which he can visualize the future of his career.