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Título

Estudo do comportamento humano nas organizações: desenvolvimento e aplicabilidade de ambientes colaborativos

Orientador

Yeda Cícera Oswaldo

Autor

Tânia Regina Silvestre

Palavra chave

Ambiente Colaborativo. Aprendizagem. Criatividade. Comportamento. Inovação

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

10/02/2020

Nº Downloads

235

Resumo

A pesquisa teve como objetivo estudar o desenvolvimento e aplicabilidade dos ambientes colaborativos e como interferem no comportamento humano e nas organizações. Procede-se uma revisão de literatura, a partir da qual fora resgatado o atual contexto empresarial, fruto do desenvolvimento tecnológico e digital das últimas décadas, que associado às crises econômicas vivenciadas por alguns países e que afetam a todos, devido a globalização dos mercados, induz as empresas a adotarem novas configurações de atuação em busca da vantagem competitiva. Dentre esses modelos de gestão, destaca-se a busca por impulsionadores da criatividade e da inovação, como fatores determinantes do desenvolvimento organizacional. Neste cenário, observa-se que empresas inovadoras se sustentam pela força de sua cultura, uma vez que a capacidade de inovar depende das habilidades e atitudes das pessoas. Essa pesquisa enquadra-se como aplicada, com abordagem qualitativa, em relação ao objetivo do estudo é caracterizada como exploratória, diagnóstica e descritiva. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a 20 profissionais que atuam em áreas não operacionais, com a finalidade de identificar as práticas das empresas e dos empregados. Como resultado do estudo verifica-se um panorama das empresas que adotam ambientes colaborativos e do seu impacto sobre a criatividade e inovação, a partir do ponto de vista das pessoas empregadas. Observou-se que as práticas relacionadas ao trabalho colaborativo podem resultar em vantagem competitiva, uma vez que a maioria dos participantes desta pesquisa atuam em empresas de destaque e que empregam mais de 1.000 funcionários. O resultado dos dados coletados indica que as empresas intensificaram a disponibilização de recursos e tecnologias para facilitar o contato instantâneo entre as pessoas para fins de compartilhamento de informações e colaboração, porém a disponibilidade de tal ferramental não refletiu sua efetiva adoção, uma vez que os dados mostraram uma relação entre a disponibilidade e adesão com variação negativa de 10% a 65%. Os dados também demonstraram que 65% dos pesquisados acreditam que a presença de tais recursos favorece os processos de compartilhamento, contra 20% que se mostraram neutros e 15% que não acreditam no processo. Porém quando pesquisado sobre a disposição das pessoas em compartilhar informações e conhecimentos, apenas 3% percebem tal disposição, enquanto 55% se mostraram neutras e 20% entendem que os envolvidos não são propensos ao compartilhamento. Portanto, com base em toda a análise de dados, conclui-se que as empresas que adotam ambientes e ferramentas que facilitam a colaboração entre as pessoas, podem potencializar a criatividade e inovação, porém demandam alterações na estrutura das empresas e no comportamento das pessoas.

Abstract

The research aimed to study the development and applicability of collaborative environments and how they affect human behavior and organizations. A literature review was carried out, from which the current business context was recovered, as a result of the technological and digital development of the last decades, which associated with the economic crises experienced by some countries and which affect everyone, due to the globalization of markets, induces companies to adopt new operating configurations in search of competitive advantage. Among these management models, the search for drivers of creativity and innovation stands out as determining factors in organizational development. In this scenario, it is observed that innovative companies are sustained by the strength of their culture, since the ability to innovate depends on people's skills and attitudes. This research is classified as applied, with a qualitative approach, in relation to the objective of the study is characterized as exploratory, diagnostic and descriptive. Data were collected through questionnaires applied to 20 professionals who work in non-operational areas, in order to identify the practices of companies and employees. As a result of the study, there is an overview of companies that adopt collaborative environments and their impact on creativity and innovation, from the point of view of employed people. It was observed that practices related to collaborative work can result in competitive advantage, since most of the participants in this research work in prominent companies and employ more than 1,000 employees. The result of the collected data indicates that companies have intensified the availability of resources and technologies to facilitate instantaneous contact between people for the purpose of sharing information and collaboration, however the availability of such a tool did not reflect its effective adoption, since the data showed a relationship between availability and adherence with a negative variation of 10% to 65%. The data also showed that 65% of those surveyed believe that the presence of such resources favors sharing processes, against 20% who were neutral and 15% who do not believe in the process. However, when researched about people's willingness to share information and knowledge, only 3% perceive this disposition, while 55% were neutral and 20% understand that those involved are not prone to sharing. Therefore, based on the entire data analysis, it is concluded that companies that adopt environments and tools that facilitate collaboration between people, can enhance creativity and innovation, but demand changes in the structure of companies and in people's behavior.