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Título

Perfil e expectativas de carreira dos coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais no ensino confessional

Orientador

Thel Augusto Monteiro

Autor

Thompson Augusto dos Reis

Palavra chave

Carreira profissional. Coordenação e orientação pedagógica. Educação confessional. Princípios e valores da educação adventista.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

24/06/2021

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Resumo

Esta tese objetivou identificar e analisar o perfil, as expectativas de carreira, bem como o conjunto de princípios, valores e crenças que orientam a escolha e o desenvolvimento de carreiras profissionais de coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em Instituições de Ensino Básico confessionais. Metodologicamente, num primeiro momento, em Estudo Exploratório apoiado em dados secundários, buscou-se amparo teórico em outras pesquisas, o que possibilitou apresentar um cenário introdutório sobre a temática carreiras profissionais e posteriormente, o desenvolvimento mais específico dos temas correlacionados à carreira, tais como: conceituação, relação, desenvolvimento, conflitos da carreira profissional, modelos de carreira e a influência dos valores pessoais sobre a construção da vida profissional. Ainda a explorar pesquisas teóricas, apresentou-se a contribuição de outros pesquisadores a respeito da natureza, características e atribuições das funções pedagógico-administrativas; com destaque para a coordenação pedagógica e orientação educacional. Em continuidade, empregou-se a abordagem de pesquisa qualitativa/quantitativa, de natureza aplicada em procedimentos de um Estudo de caso que se utilizou da estatística descritiva como ferramenta de análise de dados, junto a 257 coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais de uma mesma rede educacional confessional, distribuída em todo o Estado de São Paulo. Para tal fim, como instrumento de coleta de dados, foram aplicados dois questionários, o primeiro com base no estudo de âncoras de carreira de Edgar Schein (1993) e o segundo questionário, elaborado pelo autor desta tese com a finalidade a identificar o perfil dos pesquisados. Os resultados alcançados revelaram que a âncora de maior aderência para os pesquisados é a “Serviço e Dedicação” e este resultado independe da idade ou gênero sexual dos participantes. Esta Ancoragem descreve indivíduos que direcionam suas trajetórias profissionais em busca de oferecer auxílio e ajuda ao próximo e a comunidade, acreditando que, por sua influência, podem construir uma sociedade melhor. Entre os agentes pesquisados identificou-se um perfil constituído por mulheres, casadas, que possuem filhos e que estão com idade entre 24 anos e 44 anos (geração “X”). Em sua totalidade pertencem a denominação Adventista e estão há mais de 20 anos trabalhando para a Educação Adventista. Estão satisfeitas com o desenvolvimento da sua carreira aliada ao magistério e sentem-se valorizadas pelo corpo docente e pela administração da instituição a qual fazem parte. Percebeu-se que o conjunto de características dos indivíduos bem como suas crenças e valores assemelham-se aos princípios e valores apregoados pela organização Adventista, da qual, os pesquisados são colaboradores. Tal pesquisa possui relevância para organizações e líderes que administram sistemas educacionais e alcança ineditismo uma vez que não se encontrou estudos semelhantes com foco no mesmo grupo pesquisado em Instituições de Ensino Confessionais.

Abstract

This thesis aimed to identify and analyze the profile, career expectations, as well as the set of principles, values and beliefs that guide the choice and development of professional careers of pedagogical coordinators and educational advisors in confessional Basic Education Institutions. Methodologically, at first, in an Exploratory Study supported by secondary data, theoretical support was sought in other researches, which made it possible to present an introductory scenario on the theme of professional careers and later, the more specific development of themes related to the career, such as: conceptualization, relationship, development, professional career conflicts, career models and the influence of personal values on the construction of professional life. Still exploring theoretical research, the contribution of other researchers was presented regarding the nature, characteristics and attributions of the pedagogical-administrative functions; with emphasis on pedagogical coordination and educational guidance. In continuity, a qualitative / quantitative research approach was applied, of a nature applied in the procedures of a case study that used descriptive statistics as a data analysis tool, together with 257 pedagogical coordinators and educational advisors from the same network confessional educational system, distributed throughout the State of SP. For this purpose, as a data collection instrument, two questionnaires were applied, the first based on the study of career anchors by Edgar Schein (1993) and the second questionnaire, developed by the author of this thesis in order to identify the profile of surveyed. The results achieved revealed that the anchor with the highest adherence for those surveyed is “Service and Dedication” and this result does not depend on the age or sexual gender of the participants. This Anchorage describes individuals who direct their professional trajectories in search of offering help and assistance to others and the community. They believe that by their influence, they can build a better society. Among the agents surveyed, a profile was identified, consisting of women, married, who have children and who are aged between 24 years and 44 years (generation “X”). In their entirety they belong to the Adventist denomination and have been working for Adventist Education for more than 20 years. They are satisfied with the development of their career combined with teaching and feel valued by the teaching staff and the administration of the institution to which they belong. It was noticed that the set of characteristics of individuals as well as their beliefs and values are similar to the principles and values proclaimed by the Adventist organization, of which, the respondents are collaborators. Such research has relevance for organizations and leaders that manage educational systems and achieves unprecedentedness since no similar study was found focusing on the same researched group in Confessional Educational Institutions.