Visualização do documento
Título
O percurso formativo do professor de inglês sob o olhar do desenvolvimento profissional docente
Orientador
Renata Helena Pin Pucci
Autor
Jussara Fernandes Cantalino
Palavra chave
Formação do professor de inglês. Desenvolvimento profissional docente. Ensino de inglês na escola pública
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
18/02/2020
Nº Downloads
287
Resumo
Muitos estudiosos (IALAGO; DURAN, 2008, PAIVA, 2003, GIMENEZ; CRISTÓVÃO, 2004, entre outros) se debruçam em entender, relatar e estudar a formação do professor de inglês, compreendendo que no Brasil ainda temos muito o que avançar neste tema. Nesta área, os trabalhos sob o grande guarda- chuva da Linguística Aplicada vêm trazendo importantes contribuições, uma vez que propõem o olhar para o ensino de língua inglesa, métodos e práticas, além de discussões a respeito dos discursos que permeiam a rotina desses professores. Porém, dentro dessa área de estudos, pouco se tem falado sobre a formação direcionada para a experiência dos professores e para o seu percurso formativo. Faz-se necessária uma contribuição maior da área da educação e da formação de professores dentro da Linguística Aplicada que, apesar de buscar formas de compreender a educação e a formação como um processo coletivo e pessoal, ainda acaba por ter apenas tentativas isoladas na busca da inserção da compreensão da prática em meio a tantas outras pesquisas que discutem métodos de ensino e práticas em sala de aula. A partir desta realidade, buscou- se compreender o percurso formativo de professores de língua inglesa da escola pública estadual de São Paulo, localizada em Piracicaba-SP, com auxílio dos estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), que compreende a formação como um processo ininterrupto e impossível de ser separado da formação humana e pessoal do professor, assim como discutem Nóvoa (1992, 2000), Canário (1999, 2007), Fernández Cruz (2006), Oliveira- Formosinho (2009), García (1999), entre outros. Para tanto, propôs-se uma metodologia baseada na realização de entrevistas semiestruturadas com 6 professores de inglês da rede pública estadual de ensino na cidade de Piracicaba-SP, objetivando compreender as escolhas, a coletividade, as experiências em sala de aula e em cursos de formação para se discutir a formação de professores de inglês, em consonância com o conceito de DPD. Para o tratamento dos dados, foi utilizado o método de interpretação de sentidos, proposto por Gomes (2016), a partir do qual foram elaborados 3 tópicos de discussão: a) a formação a partir da coletividade, b) o papel dos alunos para o “bom professor”, c) as escolhas pessoais que se misturam nas escolhas profissionais; e é a partir deles que se amplia o olhar para o percurso formativo dos professores de inglês como coletivo, baseado nas experiências do sujeito e, em seu cerne, contínuo. Como resultado, percebe-se a impossibilidade de separar as experiências profissionais e pessoais do sujeito, uma vez que estas compõem a forma como o professor olhará para sua atividade e também a maneira com que novos conhecimentos serão agregados à sua prática. A coletividade se mostra uma importante aliada na formação contínua do professor, uma vez que a aprendizagem se torna significativa frente ao compartilhamento de ideias. A perspectiva do aluno também apresenta grande influência na criação da figura de um bom professor. Por fim, considera- se a potencialidade do estudo, realizado dentro das escolas, na discussão da realidade do ensino no país, como uma forma de compreender os percursos formativos dos professores de língua inglesa da escola pública estadual paulista que vão se constituindo em um processo específico de cada profissional, porém semelhante entre pares.
Abstract
Many researchers (IALAGO; DURAN, 2008, PAIVA, 2003, GIMENEZ; CRISTÓVÃO, 2004, among others) concentrate efforts to understand, report and study the English language teacher formation, comprehending that in Brazil we have much to advance in this theme. In this topic, the study area of Applied Linguistic have developed important contribution, once it proposes to see the English language teaching, methods and practices, among discussions about the speeches that surround these teacher’s routine. Even thought, inside this area of study, little is discussed about the formation directed to the teacher’s experience and their formation journey. It is crucial a bigger contribution of the educational theories and the teachers formation studies inside the Applied Linguistic exploration, which, even seeking ways of comprehend the education and formation as a collective and personal process, still have isolated experiments of inserting the perception of practice comparing with many other researchers which discuss about teaching methods and classroom practices. Having this reality as a beginning, we search to comprehend the English language teacher’s formation journey in the public school with the support of the studies about the Teachers Professional Development, understanding the formation as an interrupt process impossibly separated of the human and personal teacher’s formation, as discussed by Nóvoa (1992, 2000), Canário (1999, 2007), Fernández Cruz (2006), Oliveira-Formosinho (2009), García (1999), among others. Therefore, we proposed a methodology based on semi-structured interviews with 6 English teachers of the state public schools in Piracicaba-SP, aiming to comprehend the choices, the collectiveness, the classroom and the training-course experiences with the intention of discussing the English language teachers’ formation, in agreement with the concept studied on the Teachers Professional Development. To the data handling, we used a method of interpretation sensemaking, proposed by Gomes (2016), in regards to we elaborated 3 discussion topics: a) the formation regarding the collectiveness, b) the role of students in the “good teacher” conception, c) the personal choices blended with the professional choices; and with this view, we flourished the glance to the English teacher’s formative journey as collective, based on individual experiences and in your essence, endless. As result, there is the impossibility to separate the professional and personal experiences, once they compound the way teachers will see their activities and also the way they will add new knowledge to their practice. The collectiveness shows an important ally to teachers continuous learning, once the studying process is more significant to teachers based on sharing ideas with partners. The students’ perspective also presentes a substancial influence on the image of characteristics for a good. Finally, we consider the potential of studies, performed inside the schools, in the discussion of the educational reality in the country, as a way of comprehending the English language teachers’ formative journey in the state public school in São Paulo. Those formative journeys which are specific among each professional but similar among other teachers.