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Título
Aspectos formativos do ser mulher e emancipação do feminino na poesia Adeliana
Orientador
Thiago Borges de Aguiar
Autor
Iara Bottan
Palavra chave
Adélia Prado. Formação do feminino. Identidade. Emancipação da mulher.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/05/2021
Nº Downloads
303
Resumo
Este estudo propõe uma investigação acerca da produção literária de Adélia Prado com o objetivo de problematizar a educação do feminino, que se reverbera desdobrável e as transformações pelas quais a identidade feminina se constitui. Partimos das concepções de arte e de formação humana em Theodor Adorno: “a arte reverbera o desassossego do sujeito”; a formação como “a cultura tomada pelo lado de sua apropriação subjetiva”, que compreende a formação para autonomia, a formação política e a formação do caráter ou da personalidade; a educação como a “produção de uma consciência verdadeira”. A análise da obra poética adeliana, republicada em Poesia Reunida (2016), está ancorada na perspectiva da arte como potencial de humanização e emancipação do sujeito. Para compreender as marcas, os rastros e os indícios que configuram a existência de conceitos e aspectos da formação do feminino, das tensões que o feminino carrega entre a tradição e a ruptura para se constituir emancipadamente, realizamos uma leitura dos textos poéticos adelianos que nos permitiu entrever, na dimensão simbólica das palavras, os signos que evidenciam a mulher em busca de si mesma, de sua identidade e de seu lugar de fala: a mulher múltipla que se reparte e a mulher que se abre para o novo em seu processo de busca pela emancipação. Constatou-se, neste estudo, que o texto literário adeliano, ao realizar a representação do sujeito social coletivo: a mulher de carne e osso que exige e exerce o seu lugar de fala e de luta por sua autonomia e liberdade, promove experiências profundas que possibilitam o desenvolvimento da consciência crítica, contribuindo para a formação da identidade feminina e emancipação da mulher
Abstract
This study proposes an investigation over Adélia Prado’s literary production and longs for the education of the feminine, which reverberate left out and transformation that constitutes feminine identity. We started from art and human formation conceptions, as said by Theodor Adorno: “art reverberates subjects unrest”; human development as “culture being taken by subjective appropriation”, that comprehends autonomic development, politics development and character or personality development; education as “true consciousness production”. Analysis of Adelian’s poetic work republished in “Poesia Reunida” (2016), is anchored into the perspective of art as a potential for humanization and subject’s emancipation. To understand marks, traces and indications which configure existence of concepts and aspects of feminine formation, tension carried by the feminine between tradition and rupture to constitute oneself emancipatedly, we carried out a reading of Adelian’s poetic texts which allowed us to glimpse, in the words symbolic dimension, signs that show the woman in search of herself, of her identity and her place of speech: of the multiple woman who divides herself and the woman who opens herself to the new in her process of searching emancipation. It was found in this study that Adelian’s literary text, in representing collective social subject, while points out the flesh and blood woman who demands and exercises her place to speak and fight for her autonomy and freedom, promotes deep experiences that enable development of critical consciousness, contrinuting to female identity formation and women’s emancipation.