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Título

Internacionalização nos cursos de graduação em ciências contábeis no Brasil: estudo sobre as matrizes curriculares

Orientador

Tânia Barbosa Martins

Autor

Eduardo Felíssicimo Lyrio

Palavra chave

Contabilidade. Matrizes curriculares. Educação superior. Currículo mundial de contabilidade. Ensino em ciências contábeis

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

21/06/2021

Nº Downloads

575

Resumo

A globalização econômica tem atingido níveis cada vez mais altos, envolvendo não só o comércio entre nações, mas todo o mercado financeiro. Com o avanço da tecnologia da informação e com as novas demandas financeiras mundiais, surge a figura do profissional contábil global. A formação desse profissional demanda uma série de procedimentos, normas e instruções, agora em nível internacional, desde o surgimento das International Financial Reporting Standards (IFRS) nos anos 2000. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as matrizes curriculares nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil. Para que o objetivo pudesse ser alcançado, realizou-se a revisão de literatura sobre currículo em contabilidade, em especial sobre o currículo mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) / United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) / International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) que após a sua revisão em 2014 tem sido a diretriz para as matrizes curriculares no mundo, seguida das normas internacionais de educação contábil (IES). Além de revisão de literatura, pretendeu- se analisar a matriz curricular de 19 Instituições de Ensino Superior de Direito Público no Brasil que oferecem 21 cursos distintos de graduação em ciências contábeis na modalidade presencial e que foram avaliadas no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) da área realizado em 2018 com conceito 1 e 5, com o intuito de analisar possíveis particularidades nos extremos. As análises abrangeram a verificação dos conteúdos das respectivas matrizes curriculares com o currículo mundial verificando se há relação entre o nível de internacionalização das matrizes das respectivas IES com o desempenho no ENADE aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e no Exame de Suficiência Contábil sob a tutela do Conselho Federal de Contabilidade. Com base nos estudos de estudos de Pereira (2011); Alves (2014); Silva (2009); Lima (2010); Souza (2009); Paris (2012) entre outras pesquisas, verificou-se que o processo de internacionalização da contabilidade demanda uma série de ajustes em função de cada país, indo desde a convergência, envolvendo harmonização e as peculiaridades de cada cultura. Em relação ao currículo mundial verificou-se que conforme os estudos de Rocha (2012); Vieira (2013); Frosi (2013) e Alexandre (2014) que há certo grau de internacionalização das matrizes curriculares nas Instituições de Ensino Superior pesquisadas, entretanto, em muitos quesitos há distanciamento. Os estudos verificados apresentavam análises em relação a uma região geográfica, unidade federativa ou município não foram encontradas pesquisas que abrangessem a totalidade das Instituições de Ensino Superior brasileiras, proposta desta pesquisa. Os principais resultados da presente pesquisa revelaram baixo grau de internacionalização nas IES consultadas, e consequentemente baixa relação de internacionalização com o desempenho nos exames e agrupamento mediano em relação aos conteúdos do Currículo Mundial de Contabilidade.

Abstract

Economic globalization has been reaching ever higher levels, involving not only trade between nations, but the entire financial market. With the advancement of information technology and the new global demands, the figure of the global accounting professional emerges. The training of this professional requires a series of procedures, standards and instructions, now at an international level, since the emergence of International Financial Reporting Standards (IFRS) in the 2000s. The present research aims to analyze how curricular matrices in Undergraduate Courses in Accounting Sciences in Public Higher Education Institutions in Brazil. In order to achieve the objective, we carried out a literature review on accounting curriculum, in particular on the United Nations (UN) world curriculum / United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) / International Accounting and Reporting Standards (ISAR) which after its revision in 2014 has been the guideline for curricular matrices in the world, followed by the standards of international accounting education (HEI). In addition to a literature review, we intend to analyze a curricular matrix of 19 Higher Education Institutions of Public Law in Brazil that offers 21 different undergraduate courses in accounting sciences in the face-to-face modality and that were evaluated in the last National Student Performance Exam (ENADE) of the area carried out in 2018 with concepts 1 and 5, in order to analyze possible particularities at the extremes. The analyzes covered the verification of the contents of the matrices of the respective matrices with the world curriculum verifying whether in relation to the level of internationalization of the matrices of the different HEIs with the performance at ENADE applied by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and Accounting Sufficiency Exam under the supervision of the Federal Accounting Council. Based on studies by Pereira (2011); Alves (2014); Silva (2009); Lima (2010); Souza (2009); Paris (2012) among other studies, it was found that the internationalization process of accounting requires a series of adjustments depending on each country, ranging from convergence, involving harmonization and as peculiarities of each culture. Regarding the world curriculum, it was found that according to the studies by Rocha (2012); Vieira (2013); Frosi (2013) and Alexandre (2014) that there is a certain degree of internationalization of the curricular matrices in the Higher Education Institutions surveyed, however, in many aspects there is distance. The verified studies presented analyzes in relation to a geographic region, federative unit or municipality. No research was found that covered the totality of Brazilian Higher Education Institutions, proposed by this research. The main results of this research revealed a low degree of internationalization in the consulted HEIs, and consequently a low internationalization relationship with exam performance and average grouping in relation to the contents of the Global Accounting Curriculum