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Título

A revista de educação da escola normal de Piracicaba (1921-1922): intelectuais e a circulação do ideário Escolanovista

Orientador

Cesar Romero Amaral Vieira

Autor

Ekristayne Medeiros de Lima Santos

Palavra chave

Impresso Pedagógico. Intelectuais. Circulação de Ideias. Revista de Educação. Município de Piracicaba

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

21/06/2021

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Resumo

Piracicaba, localizado no interior do estado de São Paulo, destacou-se, desde o início da República, como um dos mais representativos municípios em matéria de educação. Nos anos 1920, uma de suas principais instituições era a Escola Normal, na qual participaram intelectuais de relevância, que repercutiram seus ideais educacionais na Revista de Educação. A fim de identificar a defesa das ideias do ensino ativo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a circulação e disseminação do ideário escolanovista na Revista de Educação da Escola Normal de Piracicaba (1921-1922). As análises desenvolvidas têm como referência teórico-metodológica a História Cultural, principalmente, no que diz respeito aos impressos pedagógicos, circulação de ideias e intelectuais – itinerários, gerações e sociabilidade. As fontes documentais utilizadas são os cinco exemplares da Revista de Educação, que circularam entre os anos de 1921 e 1922, complementadas por fontes bibliográficas sobre o período. Os resultados revelam que a Revista de Educação foi criada dentro de um contexto de mudanças políticas e ideológicas, representadas na área de educação, no estado de São Paulo, pela Reforma Sampaio Doria, no início dos anos 1920. Nesse cenário, a Escola Normal de Piracicaba foi um dos cernes da divulgação de novos princípios educacionais, como o nacionalismo e o escolanovismo. A defesa e propagação de preceitos do ensino ativo na Revista de Educação, teve significado relevante, devido à participação de intelectuais, que influenciaram o cenário educacional local, regional e nacional. Esses intelectuais, em especial, Manuel Bergström Lourenço Filho e Honorato Faustino de Oliveira, estavam envolvidos em uma rede de sociabilidade e circulação de ideias políticas e educacionais, que propiciaram, posteriormente, a eclosão do Movimento Escola Nova, nos anos 1930

Abstract

Piracicaba, located in the interior of the state of São Paulo, has stood out, since the beginning of the Republic, as one of the most representative municipalities in terms of education. In the 1920s, one of its main institutions was the Normal School, in which relevant intellectuals participated, who reflected their educational ideals in the Education Magazine. In order to identify the defense of the ideas of active teaching, this research aims to analyze the circulation and dissemination of the New School ideology in the Education Magazine of the Normal School of Piracicaba (1921-1922). The analyzes developed have Cultural History as a theoretical-methodological reference, mainly with regard to pedagogical journals, circulation of ideas and intellectuals – itineraries, generations and sociability. The documental sources used are the five copies of Education Magazine, which circulated between 1921 and 1922, complemented by bibliographical sources on the period. The results reveal that the Education Magazine was created within a context of political and ideological changes, represented in the area of education, in the state of São Paulo, by the Sampaio Doria Reform, in the early 1920s. In this scenario, the Normal School of Piracicaba was one of the core of the dissemination of new educational principles, such as nationalism and New School movement. The defense and propagation of active teaching precepts in the Education Magazine had a relevant meaning, due to the participation of intellectuals, who influenced the local, regional and national educational scenario. These intellectuals, in particular Manuel Bergström Lourenço Filho and Honorato Faustino de Oliveira, were involved in a network of sociability and circulation of political and educational ideas, which later led to the emergence of the New School movement in the 1930s.