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Título

Estratégias de Advertainment em best-sellers - uma análise do modelo A.I.D.A. sob a ótica do consumidor leitor

Orientador

Nádia Kassouf Pizzinatto

Autor

Reydner Furtado Garbero

Palavra chave

Advertainment. Marketing em Best-Sellers. Modelo A.I.D.A. Estratégias promocionais.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

03/02/2022

Nº Downloads

253

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a influência, na audiência de livros considerados Best-Sellers, das estratégias de comunicação identificadas como Advertainment utilizadas para divulgação de marcas e lugares; em síntese, este estudo foca na investigação do comportamento da audiência a partir da percepção das estratégias de comunicação de Advertainment em Best-Sellers na imagem de marcas e lugares, a partir de Estudo de Múltiplos Casos de livros enquadrados nessa categoria. O Advertainment foi conceituado como uma forma hibrida de comunicação, que mistura um conteúdo patrocinado, que divulga marcas e/ou lugares, para atingir o leitor em um momento de entretenimento; também foram demonstradas outras formas observáveis desse tipo de Marketing e Comunicação. Para o alcance desta proposta, será elaborada uma pesquisa exploratória qualitativa sendo completada por uma fase descritiva quantitativa, caracterizando o método de trabalho como quali-quanti. Para isso foi feita uma revisão sistemática na literatura sobre o conceito de Advertaiment, uma análise de conteúdo nos livros que são obras Best-Sellers que abordam, umas, a divulgação de marcas e, outras, a de lugares, acrescida de uma coleta de dados por Survey para verificar a recepção dos leitores em relação à divulgação de marcas e lugares nos textos dos livros; com esses dados coletados na pesquisa junto aos leitores, realizada a partir da criação de um formulário eletrônico do Google DOCs, e enviado a grupos de leitores no Facebook, e para os administradores destes grupos, foram correlacionadas as variáveis em uma análise fatorial confirmatória. A intenção foi que se pudesse confirmar que as mensagens publicitárias em textos de entretenimento, em especial nos livros, desperta a atenção dos leitores, influenciaria o interesse dos mesmos para a busca de mais informações sobre marcas e lugares inseridos nos textos literários que tiveram contato, e se após este interesse o desejo direcionaria o leitor à compra, ao consumo da marca ou a viagem ao lugar citado, ou seja, é uma investigação sobre a aplicação prática do modelo A.I.D.A. da comunicação, segundo o qual um anúncio pode apenas despertar a atenção, o interesse da audiência ou pode até despertar o desejo de compra e levar à ação de compra. Como resultado, pode-se confirmar que na amostra pesquisada, a divulgação publicitária nos textos dos livros despertou interesse, desejo e ação no consumidor leitor.

Abstract

This research has as general objective to investigate the influence, on the audience of books considered Best-Sellers, of the communication strategies identified as Advertainment used to promote brands and places; in short, this study focuses on the investigation of audience behavior from the perception of communication strategies in Advertainment in Best-Sellers in the image of brands and places, based on the Study of Multiple Cases of books in this category. Advertainment was conceptualized as a hybrid form of communication, which mixes sponsored content, which promotes brands and/or places, to reach the reader in a moment of entertainment; other observable forms of this type of Marketing and Communication were also demonstrated. For the scope of this proposal, exploratory qualitative research will be elaborated, being completed by a quantitative descriptive phase, characterizing the work method as qualitative and quantitative research. For this, a systematic literature review was carried out on the concept of Advertainment, a content analysis in the books that are Best-Sellers that address, some, the dissemination of brands and, others, that of places, plus data collection by Survey to verify the reception of readers in relation to the disclosure of brands and places in the texts of books; with these data collected in the survey with readers, carried out from the creation of an electronic form on Google DOCs, and sent to groups of readers on Facebook, and to the administrators of these groups, the variables were correlated in a confirmatory factor analysis. The intention was that it could be confirmed that advertising messages in entertainment texts, especially in books, aroused the attention of readers, would influence their interest in seeking more information about brands and places included in the literary texts they had contact, and whether, after this interest, the desire would direct the reader to purchase, consume the brand or travel to the aforementioned place, that is, it is an investigation into the practical application of the AIDA model of communication, according to which an ad can only attract attention, audience interest or may even arouse the desire to buy and lead to buying action. As a result, it can be confirmed that in the researched sample, advertising in the texts of the books aroused interest, desire and action in the reader consumer.