Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Gestão democrática da escola: a atuação da meta 19 do plano estadual de educação de São Paulo e suas relações com a comunidade escolar

Orientador

Cláudia da Silva Santana

Autor

Filipe Zanuzzio Blanco

Palavra chave

Gestão democrática. Plano estadual de educação. Meta 19 e suas estratégias.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

16/02/2022

Nº Downloads

296

Resumo

O objeto de pesquisa deste trabalho é a Gestão Democrática da Escola e a atuação da Meta 19 do Plano Estadual de Educação de São Paulo. O problema de pesquisa foca a investigação sobre: a) as condições criadas pela gestão pública educacional paulista (Secretaria Estadual de Educação/Diretoria Regional de Educação e Escolas) para a execução das estratégias estabelecidas à Meta 19 do PEE; b) a forma como os atores escolares (professores, alunos, familiares e gestores) interpretam, compreendem e desenvolvem a gestão democrática na escola. Isso suscita algumas indagações: o que relatam os atores escolares selecionados para essa pesquisa a respeito da gestão democrática na escola a partir de suas vivências? Desde a aprovação do PEE, quais avanços poderiam ser constatados na implementação da Meta 19 e suas estratégias na visão desses atores? São questões que mobilizaram a realização desta pesquisa e que procuraremos nos debruçar e abordar. A pesquisa tem como justificativa o entendimento de que a meta 19 do Plano Estadual de Educação, em alinhamento com o Plano Nacional de Educação - 2014-2024, se configura como um importante instrumento de política pública para o fortalecimento dos processos de gestão democrática escolar. Os objetivos delineados para a presente pesquisa são: 1) Objetivo Geral – Investigar a atuação da meta 19 do Plano Estadual de Educação de São Paulo relativa à gestão democrática em uma escola representativa da estrutura escolar da rede estadual paulista no município selecionado.2) Objetivos Específicos – a) Compreender a gestão democrática da escola à luz dos aspectos históricos e conceituais das políticas educacionais; b) Investigar a forma como os atores escolares concebem, interpretam e operam a gestão democrática na escola. A fundamentação teórica se encontra nos trabalhos de Paulo Freire (1987, 1996, 2013), Vitor Paro. (1987, 1992, 2011, 2013) Stephen Ball (2011) e Jefferson Mainardes (2006). A metodologia desenvolvida nesta pesquisa é de abordagem qualitativa, considerando-se que a intenção é investigar, analisar e interpretar os dados produzidos com base nos estudos dos autores selecionados que dão sustentação ao tema; a análise de documentos e legislações. Com base na Análise de Conteúdo, fundamentada em Bardin (1977). Os resultados apontam grandes dificuldades da comunidade pertencente à uma unidade de ensino poder ter suas demandas e questionamentos tornarem concretizados e praticáveis, por evidentes inações por parte de setores governamentais e institucional, impedindo neste sentido a democracia plena sendo exercida de forma que garanta uma melhor qualidade da educação e consequentemente o avanço da sociedade rumo ao progresso, desenvolvimento econômico e civilizatório.

Abstract

The research object of this work is the Democratic Management of the School and the performance of Goal 19 of the São Paulo State Education Plan (PEE). The research problem focuses on the investigation of: a) the conditions created by São Paulo's public educational management (State Department of Education/Regional Board of Education and Schools) for the execution of the strategies established in Goal 19 of the PEE; b) the way in which school actors (teachers, students, family members and managers) interpret, understand and develop democratic management at school. This raises some questions: what do the school actors selected for this research report about democratic management in schools based on their experiences? Since the approval of the PEE, what advances could be seen in the implementation of Goal 19 (Meta 19) and its strategies in the view of these agent? These are questions that mobilized the realization of this research and that we will try to look into and address. The survey is justified by the understanding that goal 19 of the State Education Plan, in alignment with the National Education Plan - 2014-2024, is configured as an important public policy instrument for strengthening the processes of democratic school management. The objectives outlined for this research are: 1) General Objective – Investigate the performance of goal 19 of the São Paulo State Education Plan regarding democratic management in a school representing the school structure of the state network of São Paulo in the selected municipality. 2) Objectives Specific – a) Understand the democratic management of the school in the light of the historical and conceptual aspects of educational policies; b) Investigate the way school actors conceive, interpret and operate democratic management at school. The theoretical foundation is found in the works of Paulo Freire (1987, 1996, 2013), Vitor Paro. (1987, 1992, 2011, 2013) Stephen Ball (2011) and Jefferson Mainardes (2006). The methodology developed in this study has a qualitative approach, considering that the intention is to investigate, analyse and interpret the data produced based on the studies of selected authors that support the theme, the analysis of documents and legislation. Based on Content Analysis, based on Bardin (1977). The results point to great difficulties for the community belonging to a teaching unit to be able to have their demands and questions become concrete and practicable, due to evident inactions on the part of governmental and institutional sectors, preventing full democracy from being exercised in a way that guarantees better quality. of education and consequently the advancement of society towards progress, economic and civilizing development.