Visualização do documento
Título
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING - SIM - NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM PEQUENAS EMPRESAS INDUSTRIAIS
Orientador
MILTON VIEIRA JUNIOR
Autor
PRISCILA MARIA DOS ANJOS RANGEL
Palavra chave
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING, PEQUENA EMPRESA, NOVOS PRODUTOS, INDÚSTRIA.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
05/09/2006
Nº Downloads
29334
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar a utilização do Sistema de Informações de Marketing – SIM - no processo de desenvolvimento de novos produtos em cinco empresas industriais de pequeno porte na Região Metropolitana de Campinas. O trabalho apresenta um estudo da bibliografia pertinente ao SIM e ao Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, sendo concluído com o estudo de múltiplos casos nas cinco empresas selecionadas.
Abstract
The aim of this thesis is to evaluate the use of Marketing Information System - MIS - during development process of new products in five small industrial companies in Campinas Metropolitan Region. The work presents a study of the pertinent bibliography of MIS and about the development process of new products, being concluded with the study of multiple cases at the five selected companies.