Visualização do documento
Título
Percepção dos usuários do hospital municipal de Paracatu quanto ao atendimento no serviço de urgência e emergência
Orientador
Thel Augusto Monteiro
Autor
Benedito de Souza Gonçalves Júnior
Palavra chave
Comunicação. Qualidade. Marketing. Saúde.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
28/02/2020
Nº Downloads
374
Resumo
O direito à saúde é uma das mais importantes conquistas trazidas pelo constituinte de 1988 que, além de declará-la expressamente como direito de todos, a coloca sob o manto das obrigações estatais, surgindo Sistema Único de Saúde para atender a toda população de forma universal, integral, descentralizada, igualitária e regionalizada. No entanto, a efetividade desse direito depende da qualidade dos serviços prestados, destacando a necessidade do atendimento com excelência daqueles que precisam utilizar, em situação de urgência/emergência, o serviço público de saúde. Diante disso, o estudo intenta avaliar o nível de satisfação dos usuários do serviço de urgência e emergência do Hospital Municipal de Paracatu MG vinculado ao Sistema Único de Saúde, quanto à assistência prestada, possibilitando assim compreender a percepção do usuário e analisar a qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo sistema de saúde local. A pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com finalidade aplicada e abordagem quantitativa, utilizará a escala Servqual para avaliar qualidade, comparando qualidade esperada e a percebida. Diante disso o estudo contribui com mudanças estratégicas, comportamentais e estruturais significativas que vão de encontro aos desejos dos pacientes e familiares, levando a um atendimento mais humanizado e que propicie qualidade de vida e bem-estar.
Abstract
The right to health is one of the most important achievements brought by the 1988 constituent that, in addition to expressly stating it as the right of all, places it under the cloak of state obligations, exonerating the Unified Health System to serve the entire population universally, decentralized, egalitarian and regionalised. However, the effectiveness of this right depends on the quality of the services provided, highlighting the need for excellent care of those who need to use the public health service in an urgent / emergency situation. Given this, the study intends to evaluate the level of satisfaction of users of the urgency and emergency service of the Paracatu-MG Municipal Hospital linked to the Unified Health System, regarding the care provided, thus enabling to understand the user's perception and analyze the quality and efficiency. services provided by the local health system. The descriptive and exploratory research with quantitative approach will use the Servqual scale to assess quality, comparing expected and perceived quality. Given this, the study contributes significant strategic, behavioral and structural changes that meet the wishes of patients and families, leading to a more humane care that provides everyone quality of life and well-being.