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Título

Lealdade dos estudantes baseada na qualidade do relacionamento: uma análise no curso de engenharia civil de uma instituição de ensino superior no município de Paracatu, região noroeste de Minas Gerais.

Orientador

Thel Augusto Monteiro

Autor

Carlos Eduardo Ribeiro Chula

Palavra chave

Lealdade. Marketing de relacionamento. Evasão escolar. Estratégias de retenção. Ensino superior.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/02/2020

Nº Downloads

346

Resumo

O problema da evasão no ensino superior tem mostrado-se de grande magnitude, especialmente no Curso de Engenharia Civil. Assim, nessa pesquisa, o objetivo principal foi verificar a propensão à lealdade dos discentes do Curso de Engenharia Civil de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do noroeste de Minas Gerais. O marketing educacional, com a abordagem no relacionamento, busca construir e conduzir um relacionamento satisfatório a longo prazo. Há muito tempo os estudos de lealdade têm contribuído com a literatura de marketing. Teorias sobre o que leva o cliente-aluno a não evadir da instituição de ensino também têm se desenvolvido. Ao ligar as duas abordagens – marketing e educação – Henning-Thurau, Langer e Hansen (2001), modelaram a lealdade do estudante (modelo Relationship Quality based Student Loyalty – RQSL) a partir da qualidade do relacionamento, baseando se no modelo proposto por Tinto (1975). Esse modelo foi utilizado nesta pesquisa, com base em pesquisa de campo com 128 alunos do Curso de Graduação em Engenharia Civil de uma IES do noroeste de Minas Gerais. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva e da Análise de Regressão Linear Múltipla. Os resultados indicam que não há propensão à lealdade, pois apenas um dos pressupostos testados foi confirmado. A partir desse resultado foram discutidas algumas implicações acadêmicas e gerenciais evidenciando a importância da aplicação do marketing de relacionamento na busca pela lealdade.

Abstract

The problem of University education dropout has proved to be of large magnitude, especially in the Civil Engineering Course. So, in this research, the main objective was to verify the propensity for students loyalty in the Civil Engineering Course of a Higher Education Institution (HEI) in the northwest of Minas Gerais. Educational marketing, focused on the relationship approach, seeks to build and conduct a satisfactory long term relationship. Loyalty studies have long contributed to the marketing literature. Theories about what makes the student-client not to leave the educational institution have also developed. By linking the two approaches - marketing and education - Henning-Thurau, Langer and Hansen (2001), they modeled student loyalty (Relationship Quality-based Student Loyalty model - RQSL) from the quality of the relationship, based on the proposed model by Tinto (1975). This model was used in this research, based on a field research with 128 students of the Undergraduate Course in Civil Engineering of an HEI in the northwest of Minas Gerais. Data analysis was performed using descriptive statistics and Multiple Linear Regression Analysis. The results indicate that there is no propensity to loyalty, because only one of the tested hypotheses was confirmed. From this result, some academic and managerial implications were discussed, evidencing the importance of the application of relationship marketing in the search for loyalty.