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Título

O marketing e a ética na área médica sob a percepção de médicos e estudantes de medicina

Orientador

Thel Augusto Monteiro

Autor

Wesley Lobo Costa Junior

Palavra chave

Ética. Marketing. Publicidade médica.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/02/2020

Nº Downloads

288

Resumo

O capitalismo e as inovações tecnológicas alteram as relações entre as pessoas e os negócios, impondo uma competitividade em razão da acirrada concorrência vivenciada em todas as profissões. Com a ampliação das vagas de cursos de medicina em todo país, os médicos também se incluíram dentre o público que utiliza das estratégias de marketing para alavancar suas carreiras, tornarem-se conhecidos no mercado e informar sobre os serviços prestados. No entanto, quanto ao marketing médico, a disposições especificas que relacionam a ética na publicidade médica que devem nortear as ações. Diante disso, o presente trabalho traz uma pesquisa de campo, que por meio da aplicação de questionário tem o condão de averiguar se estudantes de medicina e médicos, em plano exercício da profissão, consideram a ética na aplicação das estratégias de marketing na área da saúde. A partir de analises qualiquantitativas dos respostas apresentadas pelos participantes da pesquisa, observou-se um conhecimento deficitário sobre as implicações da ética na publicidade médica, sugerindo a necessidade das faculdades melhor enfatizarem a importância desse conteúdo na formação dos profissionais, bem como atuação educativa dos conselhos de medicina, para evidenciarem as posturas éticas, sobretudo nas divulgações e publicidades realizadas por tais profissionais, para que a medicina continue cumprindo seu papel e os pacientes tenham preservados seus direitos, especialmente quanto a autonomia, liberdade e privacidade.

Abstract

Capitalism and technological innovations change the relationship between people and business, imposing a competitiveness due to the fierce competition experienced in all professions. With the expansion of vacancies in medical courses throughout the country, doctors also included themselves among the public that uses marketing strategies to leverage their careers, become known in the market and inform about the services provided. However, as for medical marketing, specific provisions that relate ethics in medical advertising that should guide the actions. Given this, the present work brings a field research, which through the application of a questionnaire is able to find out whether medical students and doctors, in the exercise of their profession, consider ethics in the application of marketing strategies in the health area . Based on qualitative and quantitative analyzes of the responses presented by the research participants, there was a lack of knowledge about the implications of ethics in medical advertising, suggesting the need for colleges to better emphasize the importance of this content in the training of professionals, as well as the educational performance of councils. of medicine, to highlight the ethical stances, especially in the disclosures and publicity carried out by such professionals, so that medicine continues to fulfill its role and patients have preserved their rights, especially regarding autonomy, freedom and privacy.