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Título
Estratégias de marketing transacional e digital aplicadas ao serviço religioso neopentecostal: estudo de múltiplos casos
Orientador
Nadia Kassouf Pizzinatto
Autor
Erick Dawson de Oliveira
Palavra chave
Estratégias de marketing. Marketing religioso. Marketing transacional e digital
Grupo CNPQ
Programa
DR - ADMINISTRAÇÃO
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
30/01/2020
Nº Downloads
400
Resumo
O presente estudo analisa as estratégias de marketing religioso que são assumidas no serviço neopentecostal sob os enfoques do Marketing Transacional (com base em estratégias do Composto de Marketing, os 4 P´s) e Digital (praticado nas redes sociais). A oferta de diferentes denominações neopentecostais, igrejas criadas a partir da década de 1970, que foram transformadas e readaptadas do modelo pentecostalista, faz com que as Igrejas, para serem bem-sucedidas, utilizem estratégias de marketing para atrair mais fiéis e manter os que já são adeptos; dessa forma conseguem destacar-se da concorrência. Diante disso, o estudo tem como justificativa que a busca pela satisfação pessoal, resolução dos problemas deste mundo e a cura de diversos males fazem do modelo neopentecostal um sucesso de captação de adeptos e seguidores. Desta maneira, o modelo religioso Neopentecostal buscou desenvolver suas estratégias de marketing, segmentação e persuasão dos fiéis partindo do princípio de que os fatos sociais que acometem o ser humano devem ser tratados na esfera espiritual, usando como meio de propagação da mensagem programas de televisão, rádio e também o canal de disseminação dos conceitos religiosos que é a Igreja física em si, caracterizada no estudo como a Praça ou Ponto de Venda (PDV). Quando se trata de marketing, as falácias acerca do tema já são capazes de despertar uma série de associações negativas, como a propaganda enganosa e a manipulação. Estas, quando associadas à palavra religioso, acabam sendo reforçadas com essa percepção negativa. Como método de pesquisa, a partir de Estudo Exploratório com base em dados secundários, foi realizado um Estudo Descritivo de Múltiplos Casos com líderes das igrejas foco do estudo. O trabalho apresenta uma contribuição acadêmica sobre os conceitos de Marketing Transacional e Digital aplicados a um setor específico, bem como lança luz sob a temática de aspectos de mercado, de utilização no marketing da religiosidade, ampliando assim a discussão para futuras pesquisas. Os resultados desta pesquisa levantaram evidências de que o marketing aplicado ao serviço religioso evangélico neopentecostal está apoiado em estratégias que vão do modelo Transacional ao Digital, transitando entre eles de acordo com os segmentos de mercado, respondendo assim à questão problema levantada sobre como as estratégias de comunicação de Marketing Transacional e Digital são utilizadas no serviço religioso neopentecostal.
Abstract
This research analyzes the strategies of religious marketing that are assumed in the neopentecostal service with the approaches of Transactional Marketing (based on strategies of the Marketing Compound, the 4 P’s) and Digital (practiced on social networks). The offer of different neopentecostal denominations (churches created from the 1970s) in which they were transformed and readapted from the Pentecostalist model makes churches, to be successful, use marketing strategies to attract faithful and keep those who are already adept. In this way, they can stand out from the competition. In view of that, the study has as justification the search for personal satisfaction, resolution of the problems of this world and the healing of several evils making the neopentecostal model a success of attracting adherents and followers. The neopentecostal religious model sought to develop its marketing strategies, segmentation and persuasion of the faithful, assuming that the social facts that affect the human being should be treated in the spiritual sphere. This religious model uses as a means of propagation of the message television programs, radio and the channel of dissemination of religious concepts that is the physical church itself, characterized in the study as the Square or Point of Sale (POS). When it comes to marketing, fallacies on the topic are already able to awaken a number of negative associations, such as misleading advertising and manipulation. Therefore, when associated with the word religious end up being reinforced with this negative perception. The research method of this study is the exploratory study based on secondary data. In this way, a descriptive study of multiple cases was conducted with church leaders that stand out as the focus of the study. The research shows an academic contribution on the concepts of Transactional and Digital Marketing applied to a specific sector and sheds light under the theme of market aspects, of use in the marketing of religiosity, expanding the discussion to future research. The results of this research have raised evidence that marketing applied to the neopentecostal evangelical religious service is based on strategies ranging from the Transactional to Digital model. Therefore, it is carried out in these strategies according to the market segments, answering to the problem raised about how transactional and digital marketing communication strategies are used in the neopentecostal religious service.