Visualização do documento
Título
Iniciação científica na licenciatura em química: relações entre pesquisa, formação inicial e a área de educação química
Orientador
Thiago Borges de Aguiar
Autor
Roberta Maura Calefi
Palavra chave
Iniciação científica. Formação inicial de professores de química. Educação química.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
21/02/2020
Nº Downloads
316
Resumo
A presente pesquisa insere-se no campo da formação inicial de professores de Química e propõe, como tema, a problematização da articulação entre os trabalhos desenvolvidos em projetos de Iniciação Cientifica – IC, em cursos de Licenciatura em Química, com contribuições teórico-metodológicas e os pesquisadores da área da pesquisa em Educação Química no Brasil. Nesse sentido, o objetivo geral desta investigação é analisar se e como as contribuições da área da Pesquisa em Educação Química (PEQ) impactam a produção das investigações de IC desenvolvidas por alunos de licenciatura em Química, bem como sua inserção naquela área de conhecimento. Como objetivos específicos, destacamos: i) investigar os temas das pesquisas presentes nos trabalhos de IC realizados por alunos licenciandos em Química, ii) analisar se os trabalhos são representativos na/da produção científica da área. Para responder à tais objetivos, este trabalho, de cunho qualitativo, está baseado na pesquisa documental. A coleta dos dados foi realizada por meio de acesso ao banco de dados das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química – RASBQ, no período de 2006 a 2016 (reuniões 29ª a 39ª RASBQ). A análise dos trabalhos é realizada por leitura dos resumos, classificação por eixos temáticos, identificação de traços gerais (ano, temática, ênfase, metodologia, palavras-chaves, instituição, autores e referências bibliográficas), investigando-os à luz das contribuições da produção científica da área de Pesquisa da Educação Química e da literatura educacional sobre a pesquisa na formação inicial. Os dados revelam que a produção científica dos trabalhos de IC analisados são representativos da área da Educação Química no que se refere aos temas de pesquisa, abordagem metodológica e referenciais próprios daquele campo de conhecimento. O fato de os trabalhos evidenciarem essa representatividade do campo, aliada à investigação da trajetória dos licenciandos analisados, permite-nos afirmar que a participação em um projeto de Iniciação Científica favoreceu a inserção daqueles alunos na área de estudos e pesquisas da Educação Química.
Abstract
The present research refers to the field of initial chemistry teachers training and proposes, as a theme, the problematization of the articulation between the papers developed in scientific initiation projects (ic), in chemistry graduation courses, with theoretical and methodological contributions and researchers of the Brazilian research chemical education field. In this sense, the general objective of this investigation is to analyze whether and how the contributions of the Chemical Education Research (PEQ) area impact the production of IC investigations developed by undergraduate students in Chemistry, as well as their insertion in that area of knowledge. As specifics objectives, we can highlight: i) investigate the themes present in scientific initiation projects made by graduate chemistry students, ii) analyze if the papers are representative in the scientific production area. To answer such objectives, this qualitative work is based on documentary research. The data collection was performed through the database of the Annual Meetings of the Brazilian Chemical Society access - RASBQ, from 2006 to 2016 (from 29th to 39th RASBQ’s meetings). The analysis of the papers is carried out by reading the abstracts, classification by thematic axes, identification of general features (year, theme, emphasis, methodology, keywords, institution, authors and bibliographic references), investigating them in the light of the contributions of the scientific production of the research area of Chemical Education and educational literature on research in initial training. The data reveal that the scientific production of the analyzed IC papers are representative of the area of Chemical Education that refers to the research themes, methodological approach and specific referentials to that field of knowledge. The fact that the works show this representativeness of the field, together with the investigation of the trajectory of the analyzed undergraduates, allows us to affirm that the participation in a Scientific Initiation project favored the insertion of those students in the area of studies and research in Chemical Education.