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Título
Políticas educacionais na educação superior confessional: implicações para a identidade institucional.
Orientador
Bruno Pucci
Autor
Rodrigo Tarcha Amaral de Souza
Palavra chave
Políticas Educacionais. Educação Superior. Confessionalidade e Identidade Institucional.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
12/02/2020
Nº Downloads
319
Resumo
O presente estudo tem como objeto as políticas educacionais voltadas à educação superior confessional, com vistas a discutir as implicações destas para a identidade institucional, cuja pesquisa empírica teve como base o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Com base nas contribuições teóricas de João Barroso, sobre os processos regulatórios em sistemas educativos; de Valdemar Sguissardi, a respeito da educação superior no Brasil; de Stuart Hall, sobre a identidade cultural e institucional; e de uma gama de autores que abordam a educação confessional, buscou-se analisar como a educação superior confessional tem enfrentado as tensões entre as políticas neoliberais relativas à educação superior e à sua identidade confessional. Os dados foram construídos a partir de entrevistas semiestruturadas com 15 sujeitos de quatro campi do UNISAL, divididos por categorias profissionais – quatro docentes, quatro coordenadores de curso, quatro diretores operacionais de unidade e três pró-reitores (administrativo, ensino e pesquisa e extensão, pastoral e ação comunitária). Ao estabelecer dois eixos temáticos de análise (concepção e desenvolvimento da identidade institucional; e modus operandi da política acadêmica), constata-se, de modo geral, que a educação confessional e institucional do UNISAL é uma construção simbiótica entre as perspectivas religiosa, denominacional e cultural, cujo campo da educação de modelo gerencial e performático constitui o principal esteio e ancoradouro. Como resultado, a partir do estudo realizado, aponta-se que a educação confessional tem se submetido à lógica e cultura de gestão performática e gerencialista, cujas bases estão assentadas na doutrina neoliberal. Há, consequentemente, uma tensão entre o que são a microrregulação local e a macrorregulação nacional, dicotomia que tem relegado aos campos confessional, denominacional e sociocomunitário, espaços secundários no UNISAL, contando, ao contrário, como sendo determinante na reestruturação das atividades desenvolvidas pela instituição universitária, a sustentabilidade financeira e a busca de conceitos e indicadores positivos na avaliação de cursos e da instituição, por parte dos órgãos reguladores nacionais.
Abstract
The present study has as its object the educational policies aimed at confessional higher education, with a view to discussing their implications for institutional identity, whose empirical research was based on the Salesian University Center of São Paulo (UNISAL). Based on João Barroso’s theoretical contributions on regulatory processes in educational systems; Valdemar Sguissardi, on higher education in Brazil; by Stuart Hall on cultural and institutional identity; and from a range of authors addressing confessional education, we sought to analyze how confessional higher education has faced tensions between neoliberal policies regarding higher education and its confessional identity. Data were constructed from semi-structured interviews with 15 subjects from four UNISAL campuses, divided into professional categories - four professors, four course coordinators, four-unit operating directors and three deans (administrative, teaching and research and extension, pastoral and community action). By establishing two thematic axes of analysis (conception and development of institutional identity; and modus operandi of academic policy), it is generally noted that UNISAL's confessional and institutional education is a symbiotic construction between religious, denominational and religious perspectives, whose field of management and performance model education is the main pillar and anchorage. As a result, from the study carried out, it is pointed out that confessional education has been subject to the logic and culture of performance and managerial management, whose bases are based on neoliberal doctrine. Consequently, there is a tension between what are local micro-regulation and national macro-regulation, a dichotomy that has relegated the confessional, denominational and socio-community fields to secondary spaces at UNISAL, counting, on the contrary, as being decisive in the restructuring of the activities developed by the institution university, financial sustainability and the search for positive concepts and indicators in the evaluation of courses and the institution, by the national regulatory bodies.