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Título
UM ESTUDO DA NARRATIVA DE CRIANÇAS COM ATRASO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO
Orientador
MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
Autor
MIRIAN CAZAROTTI PACHECO
Palavra chave
CRIANÇAS, ATRASO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
15/09/2006
Nº Downloads
1476
Resumo
O discurso narrativo é um dos aspectos fundamentais no desenvolvimento da linguagem infantil, pois promove a organização da criança no tempo e no espaço, além da construção dos sentidos e, portanto, a aquisição do conhecimento. Tendo em vista que a linguagem é uma atividade interativa e constitutiva do sujeito, buscamos apoio, para estudar o discurso narrativo, nos pressupostos histórico-culturais e nas pesquisas com enfoque nas teorias enunciativo-discursivas. Nessa perspectiva, a linguagem deve ser entendida como uma sistematização aberta de recursos expressivos, que só se concretizam na singularidade dos acontecimentos interativos. Dessa forma, a compreensão deixa de ser mera decodificação, e o interlocutor tem papel fundamental no desenvolvimento da linguagem da criança, pois suas primeiras experiências como narradora são espelhadas na fala do outro. É importante destacar que, no processo de construção da linguagem, fala e gesto se interrelacionam. Crianças com Atraso Global de Desenvolvimento apresentam, freqüentemente, um desenvolvimento de linguagem peculiar, o que torna fundamentais os estudos com estes sujeitos. Portanto, os objetivos deste trabalho são: analisar a narrativa de tais crianças e verificar, nesse processo, a importância do interlocutor mais experiente na Língua. Para a construção dos dados, realizamos, durante 6 meses, gravação em vídeo das atividades de um grupo de 7 crianças, entre 5 e 7 anos, com diagnóstico de Atraso Global de Desenvolvimento, as quais freqüentam um programa de estimulação em uma instituição especial. Selecionamos e transcrevemos os episódios narrativos para um procedimento de análise qualitativa. Os dados revelam que a formulação da narrativa pelos nossos sujeitos encontra-se cronologicamente em atraso. Ficou também evidente que elas utilizam os mesmos mecanismos de desenvolvimento narrativo das crianças sem comprometimentos. Os gestos estão presentes, reiterando, substituindo, ou complementando a fala. Já o papel do interlocutor é mais eficiente quando ele, compreende que o processo de produção da linguagem, do universo discursivo e da constituição de sujeitos acontece durante as situações discursivas e considera o gesto e a fala para que os enunciados façam sentido. Assim sendo, concluímos que os enunciados do interlocutor mais experiente na Língua são mediadores, ao significar os gestos e palavras da criança com Atraso Global de Desenvolvimento, proporcionando a produção de sentidos que impulsionarão o processo narrativo destas crianças. Devem ser privilegiados no trabalho junto a elas, tanto o exercício da atividade narrativa, quanto a aceitação do enunciado como resultado do gesto e da fala.
Abstract
The narrative discourse is a fundamental aspect in childre's language development, because it promotes child's organization on time and space, besides the construction of the senses and, therefore, the knowledge acquisition. Considering that language is a interactive and constitutive activity of the subject, we were supported on cultural-historical presuppositions and in the researches with focus in the enunciative-discursive theories. In that perspective, the language should be understood as an open sistematization of expressive resources that exists just on the interactive happenings singularities. However, the comprehension stops being mere decodification and the interlocutor that is a better expert in language has a fundamental role in child's language development, because the early child experiences as a narrator are mirrored in others speech. It's important to evidence that a relationship exists between gesture and speech in the process of language construction. Children that present a Global Development Delay usually attend a peculiar language development; studies about these subjects becomes essential. Therefore, this study aims are: to analyze these children's narrative and find out how important is the interlocutor that is more expert in language in this process. For the data construction, we accomplished for 6 months, video recording the activities from a group of seven children, between 5 and 7 years old, with diagnosis of Global Development Delay which attend a stimulation program in a special institution. We select and transcribed the narrative episodies for a procedure of qualitative analysis. The data reveal that narrative formulation by our subjects is chronologically delayed. It was also evident that they use the same narrative development mechanism as the children without deficits. The gestures are present reiterating, substituting and complementing the speech. The interlocutor's role is already more efficient when he understands that the process of the language production, the discursive universe and the subjects constitution occur during the discursive situations, considering the gesture and the speech so that the enunciations make sense. We concluded however, that the most experienced interlocutor's enunciations in language are mediators doing the meaning of words and gestures of the Global Development Delayed children, providing the senses production that will improve these children's narrative process. Should be privileged when working them, the narrative activity practice as well the acceptance of the enunciation, as gesture and speech results.