Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Cursos superiores de tecnologia e políticas públicas educacionais: um estudo do acesso e da permanência na percepção de estudantes de faculdades do Centro Paula Souza

Orientador

Claudia da Silva Santana

Autor

Sylvia Cristina de Azevedo Vitti

Palavra chave

Educação profissional e tecnológica. Cursos Superiores de Tecnologia. Educação superior. Políticas públicas educacionais; Acesso e permanência.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

15/09/2022

Nº Downloads

291

Resumo

Esta pesquisa qualitativa consiste em um estudo sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) e as Políticas Públicas Educacionais de acesso e permanência na percepção de estudantes de Faculdades do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) do estado de São Paulo. O objetivo geral foi pesquisar como as Políticas Públicas Educacionais afetaram o acesso e a permanência de estudantes concluintes e/ou recém-formados de CSTs de faculdades do CEETEPS e investigar a percepção deles a respeito da não-permanência/evasão nesses cursos. Os objetivos específicos foram: 1) Identificar e caracterizar quais políticas públicas educacionais de acesso e permanência, assim como quais programas internos da instituição voltados ao acesso e à permanência de alunos são disponibilizados. 2) Delinear o perfil socioeconômico dos sujeitos do estudo e dos que foram beneficiados pelas políticas e programas educacionais de acesso e permanência disponibilizados. 3) Investigar a percepção dos sujeitos a respeito dos benefícios recebidos das políticas educacionais e programas institucionais disponibilizados e identificar os desafios e obstáculos que enfrentaram em sua trajetória acadêmica. 4) Analisar e interpretar como as políticas públicas educacionais e os programas e ações institucionais estudados afetaram os sujeitos em seu acesso, permanência e conclusão dos cursos. Realizou-se uma revisão de literatura sobre a Educação Profissional e Tecnológica, os CSTs, a Educação Superior e as Políticas Públicas Educacionais de acesso e permanência no ensino superior. Participaram 118 estudantes concluintes e/ou recém-formados de 39 cursos de 40 unidades das Faculdades de Tecnologia (FATECs) do CEETEPS, em 2021. Elaborou-se um questionário para coletar dados do perfil dos participantes, sua vivência e trajetória acadêmicas. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas. Os dados coletados foram analisados, interpretados e apresentados. Adotou-se a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Em relação ao objetivo geral, os dados revelaram que para acesso às FATECs a maioria dos sujeitos ingressou via vestibular, beneficiando-se do sistema de cotas raciais/sociais. Em relação à permanência, constatou-se que a instituição não é beneficiada por políticas públicas educacionais voltadas à permanência e não dispõe de um programa de assistência estudantil. Atendendo aos objetivos específicos, verificouse que a instituição disponibiliza um sistema de pontuação acrescida de ingresso via vestibular com base em cotas raciais/sociais. Quanto à permanência, a instituição não disponibiliza programas tipo PNAES, PNAEST e PBP, mas oferece ações próprias. O perfil socioeconômico dos sujeitos mostrou-se constituído, principalmente, de indivíduos do gênero masculino, autodeclarados de cor branca, solteiros, acima de 25 anos, com renda pessoal e familiar abaixo de 5 salários-mínimos, com ensino fundamental e médio em escola pública, acumulando estudo e trabalho. A maioria deles enfrentou dificuldades pessoais, financeiras e acadêmicas durante a graduação, não sendo beneficiados por políticas públicas educacionais, pois a instituição não é contemplada por estas, mas alguns se beneficiaram das ações internas da instituição. Com relação à percepção sobre os benefícios recebidos, os sujeitos externaram satisfação e apreço, apresentando sugestões para implantação de uma assistência estudantil estruturada. Este trabalho é relevante, pois contribui com sugestões para a formulação de programas e Políticas Públicas Educacionais Estaduais, uma vez que mostra a necessidade de ações voltadas ao CEETEPS que favoreçam a permanência e o sucesso dos estudantes.

Abstract

This qualitative research consists of a study on Higher Technology Courses (HTCs) and Educational Public Policies of Access and Permanence in the perception of students of Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) in the state of Sao Paulo. The general objective was to investigate how the Educational Public Policies affected the access and permanence of recently graduated and/or graduating students of HTCs of Institutes of Technology of CEETEPS and investigate their perception of nonpermanence/dropout in these courses. This institution is located in the state of Sao Paulo. The specific objectives were: 1) To identify and characterize which educational public policies of access and permanence and which internal programs of the institution aimed at accessing and permanence of students are made available. 2) To outline the socioeconomic profile of the study subjects and of those benefited by the educational policies of access and permanence programs available. 3) To investigate the perception of the subjects regarding the benefits received from the educational policies and institutional programs available and identify the challenges and obstacles they faced in their academic trajectory. 4) To analyze and interpret how the educational policies and the institutional programs and actions studied affected the subjects in their access, permanence and completion of their courses. A literature review was conducted on Professional and Technological Education, HTCs, Higher Education and Educational Public Policies of access and permanence in higher education. The participants were 118 recently graduated and/or graduating students, from 39 courses of 40 units of the Institutes of Technology (FATECs) of CEETEPS in 2021. A questionnaire was elaborated to collect data on the profile of the participants, their academic experience and trajectory. Additionally, interviews were conducted. The collected data were analyzed, interpreted and presented. The methodology of content analysis proposed by Bardin (2016) was adopted. Regarding the general objective, the data revealed that for access to FATECs most subjects entered via vestibular, benefiting from the system of racial/social quotas. Regarding permanence, it was found that the institution does not benefit from educational public policies aimed at permanence and does not have a student assistance program. In view of the specific objectives, it was found that the institution offers an increased scoring system for entrance via vestibular based on racial/social quotas. As for permanence, the institution does not offer programs such as PNAES, PNAEST and PBP, but offers its own actions. The socioeconomic profile of the subjects was mainly composed of male individuals, self-declared white, single, over 25 years old, with personal and family income below 5 minimum wages, with elementary and high school education in public school, accumulating study and work. Most of them faced personal, financial and academic difficulties during graduation, not benefiting from educational public policies, because the institution is not contemplated by these, but some benefited from the institution's internal actions. Regarding the perception of the benefits received, the subjects expressed satisfaction and appreciation, presenting suggestions for the implementation of a structured student assistance program. This work is relevant because it contributes with suggestions for the formulation of programs and State Educational Public Policies, since it shows the need for actions aimed at CEETEPS that favor the permanence and success of the students.