Visualização do documento
Título
A expansão da educação escolar no município de Piracicaba/SP (1880-1910): protagonismo da câmara municipal, governo provincial/estadual, iniciativa privada e particulares
Orientador
Cesar Romero Amaral Vieira
Autor
Carolina Martin
Palavra chave
Município pedagógico. Educação escolar. História da educação. Município de Piracicaba.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
03/03/2020
Nº Downloads
189
Resumo
Piracicaba, localizado no interior paulista, destaca-se entre os mais representativos municípios do estado de São Paulo em matéria de educação, em especial, nas duas primeiras décadas do período republicano. A fim de compreender a dinâmica de escolarização empreendida no município de Piracicaba, a presente tese tem por objetivo identificar e analisar as principais causas e agentes que influenciaram na estruturação e difusão escolar no período da transição do Império para a República (1880-1910). As análises têm como base teórico-metodológica a categoria historiográfica Município Pedagógico. Utiliza-se na pesquisa a meso análise na expectativa de identificar os principais aspectos macros e micros que influenciaram o desenvolvimento e a expansão da educação escolar. As fontes documentais utilizadas na investigação são de abrangência nacional, provincial/estadual e municipal, complementadas por fontes bibliográficas e jornalísticas do período. Os resultados revelam que na década anterior à proclamação da República, a sociedade local, em geral, e a Câmara Municipal pouco se ocuparam com as questões educacionais próprias do município. A edilidade se dedicou apenas à manutenção das instituições provinciais sob a sua responsabilidade. A partir do advento e consolidação do regime republicano, é possível identificar considerável aumento do interesse sobre o tema por parte de agentes políticos, religiosos e representantes da sociedade civil que levaram adiante, o que se pode entender como um projeto de organização e expansão escolar em Piracicaba. Esse interesse por parte da sociedade piracicabana foi particularmente acentuado na primeira década de 1900. Com a promulgação de leis, criação de escolas e programa de ensino, é possível perceber os esforços para a criação e manutenção de uma rede escolar própria. É a partir desse período de transição entre o Império e a República que a educação no município de Piracicaba, aos poucos, passou a fazer parte do projeto de integração, participação e formação de identidades coletivas, ao constituir um quadro histórico-pedagógico singular, não somente no âmbito municipal e estadual, mas também de abrangência nacional. Entende-se que por esse motivo, nas primeiras décadas do século XX, Piracicaba pode ser enquadrado na categoria Município Pedagógico.
Abstract
Piracicaba, located in the interior of São Paulo, stands out among the most representative municipalities in the state of São Paulo in terms of education, especially in the first two decades of the republican period. To understand the dynamics of schooling undertaken in the municipality of Piracicaba, the present thesis aims to identify and analyze the main causes and agents that influenced the structuring and diffusion of schools in the period of the transition from the Empire to the Republic (1880-1910). The analyzes are based on the theoretical and methodological basis of the Pedagogical Municipality historiographic category. Meso analysis is used in the research in the expectation of identifying the main macro and micro aspects that influenced the development and expansion of school education. The documentary sources used in the investigation national, provincial/state and municipal documents, complemented by bibliographic and journalistic sources of the period. The results show that in the previous decade the proclamation of the Republic, the local society, in general, and the City Council were little concerned with the educational issues specific to the municipality, but only with the maintenance of the provincial institutions under their responsibility. From the advent and consolidation of the republican regime, it is possible to identify a considerable increase in interest on the topic by a network of political, religious and civil society representatives who took it forward, which can be called a project of organization and school expansion in Piracicaba. This interest on the part of piracicabana society was particularly accentuated in the first decade of 1900. With the enactment of laws, the creation of schools and the teaching program, it is possible to perceive efforts to create and maintain a school network of its own. It is from this period of transition between the Empire and the Republic that education in the municipality of Piracicaba, little by little, becomes part of a project of integration, participation and formation of collective identities, as it constitutes a unique historical-pedagogical framework, not only at the municipal and state level, but also nationwide. It is understood that for this reason, in the first decades of the 20th century, Piracicaba can be classified in the category of Pedagogical Municipality.