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Título

Uso de um jogo de tabuleiro educativo no ensino da leitura de palavras dissílabas a adolescentes com Deficiência Intelectual

Orientador

Pedro Bordini Faleiros

Autor

Daniele Silveira

Palavra chave

Leitura. Deficiência intelectual. Jogo educativo.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

24/08/2022

Nº Downloads

200

Resumo

A Deficiência Intelectual se manifesta antes dos dezoito anos de idade e apresenta limitações associadas a duas ou mais áreas nas habilidades adaptativas, sendo elas a comunicação, habilidades sociais, cuidado pessoal, saúde e segurança, utilização de recursos da comunidade, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho. No Brasil, há um número significativo de pessoas com Deficiência Intelectual analfabetas ou semianalfabetas, sobretudo adolescentes. O estudo teve como objetivo avaliar o ensino da leitura de palavras dissílabas (duas sílabas simples) para adolescentes com Deficiência Intelectual, por meio de um jogo de tabuleiro educativo. Participaram cinco adolescentes com idades entre 11 e 17 anos de idade, com laudo de Deficiência Intelectual, regularmente matriculadas em uma escola pública e frequentadores da sala de recursos da unidade. O jogo de tabuleiro temático denominado de AbraKedabra, desenvolvido para o ensino da leitura e escrita, foi utilizado, para medir o nível de leitura dos participantes e para promover esse comportamento. O procedimento foi realizado em cinco etapas, sendo elas: pré-teste, intervenção, sonda, pós-teste e follow-up. Os resultados do estudo demonstram que os participantes aprenderam a ler as palavras ensinadas e mantiveram o repertório de leitura mesmo após o estudo ter sido concluído (follow-up). Jogos educativos podem ser empregados como ferramentas importantes em contextos em que outras metodologias de ensino aplicadas não têm sido efetivas na aquisição da leitura de crianças com Deficiência Intelectual.

Abstract

Intellectual disability manifests before the age of eighteen and presents adaptation to two or more areas of communication in adaptive skills, namely, leisure, personal, health and community skills, community use, academic skills and work. In Brazil, there is a significant number of illiterate or semi-illiterate people with intellectual disabilities, especially adolescents. The study aimed to evaluate whether it is possible to teach the reading of two-syllable words (two simple syllables) to adolescents with intellectual disabilities, through an educational board game. Five adolescents aged between 11 and 17 years old participated, with a report of intellectual disability, regularly enrolled in a public school and attending the unit's resource room. The board game called AbraKedabra, developed for the teaching of reading and writing, was used to measure the participants' reading level to promote this behavior. The procedure was performed in five stages, namely: pre-test, intervention, survey, post-test and follow-up. The results of the study after the study were learned as the words learned and kept the reproduction study even after the study was done (low-up). Educational games can be used as important tools in contexts where the teaching methodologies applied have not been effective in the acquisition of reading by children with other intellectual disabilities.