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Título
A influência das mídias na construção do imaginário acerca da profissão de gastrônomo: um estudo sobre a percepção dos alunos de gastronomia
Orientador
Thel Augusto Monteiro
Autor
Talita Rodrigues Próspero
Palavra chave
Marketing. Gastronomia. Chef de cozinha. Assédio moral
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
23/06/2022
Nº Downloads
162
Resumo
A gastronomia tem despontado como área de interesse nos últimos anos. Esse fenômeno se deu devido, entre outros fatores, à ampliação da sua visibilidade na mídia por meio de programas sob o formato de reality shows. Contudo, a visão promovida pelos programas e outros formatos de mídia não condizem com a realidade da operação dos negócios na gastronomia. Assim, o objetivo desse trabalho é compreender como o marketing midiático, moldado a partir das diferentes formas de entretenimento, influencia na percepção dos alunos de cursos de gastronomia acerca da realidade da profissão. Conta com três objetivos específicos: identificar e discutir os principais problemas da profissão de gastrônomo por meio de revisão bibliográfica na literatura disponível; analisar como a mídia contribui para a disseminação da imagem dos profissionais através da análise das características de programas televisivos e demais mídias; e terceiro, identificar o ideário dos alunos acerca da profissão antes e depois de sua experiência com a gastronomia, por meio de questionários estruturado. Essa pesquisa se justifica pelas lacunas na literatura acerca do tema, o que indica campo com grande potencial de estudos para diversas áreas de conhecimento. Nesse sentido, busca-se promover o debate entre a realidade do ambiente de trabalho e seus desafios no cotidiano e da glamourização acerca da profissão, a importância do marketing e a influência das mídias e programas para a visão que todos, mas principalmente os que almejam a profissão têm sobre ela. A metodologia aplicada nesta pesquisa pode ser caracterizada como quantitativa e qualitativa comparativa. Realizou-se a pesquisa por intermédio de questionário estruturado (survey), por meio eletrônico (online). Para o levantamento dos dados primários foi empregado o uso de questionário estruturado, com uma amostra de 35 respondentes. Os participantes foram selecionados mediante uma amostra por conveniência com determinadas características que atendem aos requisitos da pesquisa que se intencionou realizar. Os resultados indicam que apesar do viés pouco fidedigno promovido pelos programas televisivos e pelo marketing dos indivíduos e instituições, os respondentes apresentam uma visão com mais acurácia acerca da realidade da profissão.
Abstract
Gastronomy has emerged as an area of interest in recent years. This phenomenon was due, among other factors, to the expansion of its visibility in the media through programs in the format of reality shows. However, the vision promoted by the programs and other media formats does not match the reality of the business operation in gastronomy. Thus, the objective of this work is to understand how media marketing, shaped from different forms of entertainment, influences the perception of students of gastronomy courses about the reality of the profession. It has three specific objectives: to identify and discuss the main problems of the gastronomy profession through a bibliographic review of the available literature; analyze how the media contributes to the dissemination of the image of professionals through the analysis of the characteristics of television programs and other media; and third, to identify the students' ideas about the profession before and after their experience with gastronomy, through structured questionnaires. This research is justified by the gaps in the literature on the subject, which indicates a field with great potential for studies in several areas of knowledge. In this sense, we seek to promote the debate between the reality of the work environment and its challenges in everyday life and the glamorization of the profession, the importance of marketing and the influence of media and programs for the vision that everyone, but especially those who aspire to, the profession have on her. The methodology applied in this research can be characterized as quantitative and qualitative comparative. The research was carried out through a structured questionnaire (survey), electronically (online). For the collection of primary data, a structured questionnaire was used, with a sample of 35 respondents. Participants were selected through a convenience sample with certain characteristics that meet the requirements of the research intended to be carried out. The results indicate that despite the unreliable bias promoted by television programs and the marketing of individuals and institutions, the respondents present a more accurate view of the reality of the profession.