Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Formação de professores dos anos iniciais para o ensino de matemática: conhecimento matemático e currículo escolar

Orientador

Thiago Borges de Aguiar

Autor

Nídia Mirian Rocha Félix

Palavra chave

Formação de professores. Educação matemática. Anos iniciais do ensino fundamental. Conhecimento matemático. Currículo

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

18/08/2021

Nº Downloads

153

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a compreensão das coordenadoras, supervisoras e professores, expressa por meio de suas falas, a respeito da própria formação, sua relação com o conhecimento matemático. Nosso foco neste estudo tem a seguinte questão: Que conhecimentos as coordenadoras, supervisoras e professores construíram e constroem no processo de formação inicial e continuada para a área da matemática, no momento da elaboração e implementação de um projeto curricular? A investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa com apoio em entrevistas semiestruturadas em que foi identificado o processo formativo, o envolvimento com a aquisição e a prática profissional com os conhecimentos matemáticos. Os sujeitos desta investigação são quinze profissionais, sendo eles: Três coordenadoras que atuam na Secretária Municipal de Educação, três supervisoras e nove professores de três escolas que integram a rede municipal de uma cidade da região Sul do estado de Minas Gerais. As discussões teóricas problematizam o campo de formação inicial, nos processos das políticas públicas implantadas no Brasil para a atuação do pedagogo; a prática teórica/prática para a mediação de saberes matemáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em que busca tratar dos paradigmas propostos para formação docente para tais saberes; a formação continuada de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e o processo de construção colaborativo dos procedimentos para a atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos resultados, baseados nas análises dos dados, encontramos uma relação com a formação para o ensino de matemática marcada pela distância em relação à prática, uma relação com o conhecimento marcada pela “falta” de saberes matemáticos e uma relação com o currículo marcado pelas tensões entre as possibilidades de modificação dessa relação com o conhecimento e a distância do contexto de implementação curricular com as questões cotidianas. Esperamos que os achados desta tese possam contribuir para a identificação das práticas e crenças sobre o desenvolvimento de atividades com o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e consequentemente na forma como elas influenciam na constituição da prática docente da matemática nesse nível de ensino como suporte para a compreensão do desenvolvimento do conteúdo matemático na Rede Municipal do Sul de Minas

Abstract

This research aims to analyze the understanding of coordinators, supervisors and teachers, expressed through their speeches, regarding their own training, its relationship with mathematical knowledge. Our focus in this study is on the following question: What knowledge did the coordinators, supervisors and teachers build and build in the process of initial and continuing training in the area of mathematics, at the time of elaboration and implementation of a curricular project? The investigation is characterized as a research with a qualitative approach supported by semi-structured interviews in which the formative process, involvement with the acquisition and professional practice with mathematical knowledge was identified. The subjects of this investigation are fifteen professionals, namely: Three coordinators who work at the Municipal Secretary of Education, three supervisors and nine teachers from three schools that are part of the municipal network of a city in the southern region of the state of Minas Gerais. The theoretical discussions problematize the field of initial training, in the processes of public policies implemented in Brazil for the performance of the pedagogue; the theoretical/practical practice for the mediation of mathematical knowledge for the initial years of Elementary School, in which it seeks to deal with the proposed paradigms for teacher training for such knowledge; the continuing education of teachers for the early years of Elementary Education and the process of collaborative construction of procedures for teaching in the early years of Elementary Education. In the results, based on data analysis, we found a relationship with training for teaching mathematics marked by distance from practice, a relationship with knowledge marked by the "lack" of mathematical knowledge and a relationship with the curriculum marked by tensions between the possibilities of modifying this relationship with knowledge and the distance between the context of curricular implementation and everyday issues. We hope that the findings of this thesis can contribute to the identification of practices and beliefs about the development of activities with the teaching of mathematics in the early years of Elementary School and, consequently, in the way in which they influence the constitution of the teaching practice of mathematics at this level of education as support for understanding the development of mathematical content in the Municipal Network of Sul de Minas