Visualização do documento
Título
Narrativas (auto)biográficas da professora: contribuições do drama na formação docente.
Orientador
Luciana Haddad Ferreira
Autor
Elaine Da Silveira Ribeiro Ferrarese
Palavra chave
Pesquisa narrativa (auto)biográfica. Drama. Formação docente. Desenvolvimento. Cotidiano.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
03/03/2023
Nº Downloads
122
Resumo
Esta pesquisa tem como tema a formação permanente da professora e o principal objetivo foi compreender, por meio das narrativas (auto)biográficas, os eventos dramáticos vivenciados pela professora no cotidiano escolar e como eles contribuem para o desenvolvimento de sua personalidade consciente. O material empírico utilizado nas investigações foram as narrativas tecidas no cotidiano escolar entre os meses de outubro de 2019 a março de 2020, a partir das experiências vividas como professora do Ensino Fundamental I em uma rede pública municipal de ensino. Assim, a pesquisa narrativa foi condutora de toda a investigação e é utilizada como fonte de dados, como registro do texto da pesquisa e como produção de conhecimento. A investigação parte da Teoria Histórico-Cultural que teve lugar central na produção e compreensão das narrativas, oferecendo noções fundamentais como drama, aprendizado, desenvolvimento, perejivanie, situação social de desenvolvimento e personalidade consciente tal como apresentado por Vigotski. A partir da teoria histórico-cultural foi possível observar como os eventos dramáticos vivenciados pela professora contribuem para o desenvolvimento de sua personalidade consciente. Além da teoria histórico-cultural, o paradigma indiciário desenvolvido por Carlo Ginzburg contribuiu na organização do material empírico a fim de buscar os sinais e indícios que se revelaram nas narrativas. A pesquisa aponta que, ao desempenhar o papel da docência, a professora vivencia situações contraditórias e (in)tensas no espaço escolar, situações que caracterizamos como eventos dramáticos em que ocorre o choque entre afetos contraditórios, desencadeando processos de conflitos cognitivos e afetivos, e todo esse processo dialético entre o individual e social, racional e emocional, biológico e cultural contribui para o desenvolvimento da personalidade consciente da professora, que é marcado por possibilidade e limitações (tanto de fatores externos como internos). Desenvolvimento que parte do social, das condições que lhe são dadas e (res)significadas por meio das interações dramáticas. Nesse sentido, a professora vai tensionando para além das condições sociais e culturais em busca de superação, adaptação e possibilidades outras em seu permanente processo de formação.
Abstract
The theme of the study is teacher’s permanent education, and the main objective was to understand, through (auto)biographical narratives, the dramatic events experienced by a teacher in everyday school life and how they contribute to the development of her conscious personality. The empirical material used in the investigations were the narratives written in the school daily life between October 2019 to March 2020, based on the experiences lived as a teacher at Elementary School in a municipal public school. Thus, the narrative research conducted the entire investigation, and it is used as a source of data, as a record of the research text and as knowledge production. The research is based on the Cultural-Historical Theory that had a fundamental place in the production and understanding of the narratives, offering essential notions such as drama, learning, development, perejivanie, development social situation, and conscious personality as presented by Vygotsky. From the Cultural-Historical Theory it was possible to observe how the dramatic events experienced by the teacher contribute to the development of the conscious personality. In addition to the Cultural-Historical Theory, the evidential paradigm developed by Carlo Ginzburg contributed to the organization of the empirical material to search for the signs and clues that were revealed in the narratives. The study points out that, when performing the role of teaching, the teacher experiences contradictory and (in)tense situations in the school, situations that we characterize as dramatic events in which the clash between contradictory affections occurs, triggering processes of cognitive and affective conflicts, and this whole dialectical process between the individual and the social, rational and emotional, biological and cultural contributes to the development of the teacher's conscious personality, which is marked by possibilities and limitations (from external and internal factors). Development starting from the social, from the conditions that are given and (re)signified through dramatic interactions. In this sense, the teacher goes beyond the social and cultural conditions in search of overcoming, adapting and other possibilities in her permanent educational process.