Visualização do documento
Título
A educação em tempo integral em uma escola sul-mato-grossense: experiências formativas narradas pelos egressos do programa escola da autoria.
Orientador
Claudia da Silva Santana
Autor
Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza
Palavra chave
Ensino Médio em Tempo Integral. Programa Escola da Autoria. Experiência formativa.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
03/05/2024
Nº Downloads
29
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de investigação a experiência formativa dos egressos do ensino médio de tempo integral em uma escola da rede estadual de Mato Grosso do Sul (MS). Nesse sentido, investiga o Programa Escola da Autoria (PEA) implantado no ano de 2017 para ampliação da oferta de Educação em Tempo Integral nas escolas de Educação Básica, em atendimento à sexta meta do Plano Estadual de Educação (PEE/MS) Lei nº 4.621 de 22 de dezembro de 2014 com vigência entre (2014-2024). O objetivo geral da pesquisa é compreender experiências formativas de estudantes egressos do Ensino Médio, de Tempo Integral, do Programa Escola da Autoria desenvolvido nas escolas sul- mato-grossenses. E apresenta como objetivos específicos: a) narrar a implantação do Programa Escola da Autoria no estado do MS apontando a concepção de educação integral e experiência presentes nos ordenamentos legais do Programa; b) compreender a constituição da noção de experiência a partir dos estudos de John Dewey; c) evidenciar os caminhos trilhados durante a investigação por meio da arqueologia e inventário utilizados no processo da pesquisa narrativa; d) apresentar as narrativas de experiências formativas dos egressos do Programa Escola da Autoria e analisar como tais experiências afetaram as suas vidas, por meio das significações atribuídas por esses egressos. Como metodologia de pesquisa foi adotada a pesquisa qualitativa, pois trata-se de uma pesquisa narrativa que visa a compreensão da experiência, inspirada nos estudos de Clandinin e Connelly. Como modelo de investigação foi adotado o paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg. Para tanto, foram realizadas produções narrativas com sete egressos de uma escola que ofereceu o Programa Escola da Autoria desde a implantação no estado de MS. A tese tecida em dupla narração, possibilitou dupla interpretação da experiência formativa, na voz dos egressos e da pesquisadora. Os resultados evidenciam: a) a influência neoliberal no contexto de formação da experiência desses jovens, marcada por mudanças nas políticas educacionais para o ensino médio, cujo foco direciona para a formação de subjetividades flexíveis visando sua adaptação ao mercado de trabalho num cenário de aceleradas transformações tecnológicas; b) a valorização da experiência vivenciada no PEA por parte dos egressos como marcante para ingresso no mercado de trabalho e mundo profissional, reconhecendo-se a importância das interações entre pares e diálogos com os professores como elementos relevantes na formação desenvolvida, além de ênfases e componentes do currículo como projeto de vida; o protagonismo juvenil, as avaliações dos estudantes, dentre outros; c) as narrativas produzidas pelos egressos do PEA, no contexto da pesquisa, transcorridos alguns anos dessa experiência, demonstram a força da estrutura social na qual a escola se insere e reproduz, ainda que sob currículos renovados, formando jovens que buscarão se integrar ao mercado de trabalho e desenvolver projetos de vida cuja autoria já se encontra de antemão desenhada por essa mesma estrutura. Nessa direção, a questão da autoria que denomina o programa deve ser colocada sob questão. Diante das análises foi possível compreender que o PEA no período de 2017 a 2020, apresentou inovações curriculares validadas positivamente pelos egressos, contudo, revelou alguns avanços e limitações para o crescimento continuum dos estudantes do PEA no MS.
Abstract
This research investigates the formative experience of graduates from full-time high school at a state school in Mato Grosso do Sul (MS). In this regard, it examines the Programa Escola da Autoria (PEA), implemented in 2017, to expand the provision of Full-Time Education in Basic Education schools, in response to the sixth goal of the State Education Plan (PEE/MS) Law No. 4,621 of December 22, 2014, valid from 2014 to 2024. The general objective of the research is to understand the formative experiences of graduates from Full-Time High School under the Programa Escola da Autoria, developed in schools of Mato Grosso do Sul. It presents the following specific objectives: a) narrate the implementation of the Programa Escola da Autoria in the state of MS, highlighting the concept of integral education and experience present in the legal provisions of the Program; b) understand the notion of experience from the studies of John Dewey; c) highlight the paths taken during the investigation through archaeology and inventory used in the narrative research process; d) present the narratives of formative experiences of graduates from the Programa Escola da Autoria and analyze how these experiences impacted their lives, through the meanings attributed by these graduates. The research adopts a qualitative methodology, as it is a narrative research that aims to understand the experience inspired by the studies of Clandinin and Connelly. The investigation model adopted is the indiciary paradigm proposed by Carlo Ginzburg. To this end, narrative productions were conducted with seven graduates from a school that has offered the Programa Escola da Autoria since its implementation in the state of MS. The thesis, woven in double narration, allowed for dual interpretation of the formative experience, in the voice of the graduates and the researcher. The results highlight: a) the neoliberal influence in the context of forming these young people's experiences, marked by changes in educational policies for high school, focusing on the formation of flexible subjectivities aimed at their adaptation to the labor market in a scenario of accelerated technological transformations; b) the appreciation of the experience lived in the PEA by the graduates as significant for entering the labor market and the professional world, recognizing the importance of peer interactions and dialogues with teachers as relevant elements in the developed formation, in addition to emphases and components of the curriculum such as life projects, youth protagonism, student evaluations, among others; c) the narratives produced by the PEA graduates, in the context of the research, after a few years of this experience, demonstrate the strength of the social structure in which the school is inserted and reproduced, even under renewed curricula, forming young people who will seek to integrate into the labor market and develop life projects whose authorship is already predetermined by this same structure. In this direction, the issue of authorship that names the program should be questioned. The analyses allowed for understanding that the PEA from 2017 to 2020 presented curricular innovations positively validated by the graduates, however, it revealed some advances and limitations for the continuous growth of PEA students in MS.