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Título

O contexto de implementação da bncc em um município do sul da Bahia: um olhar a partir dos discursos de docentes de língua inglesa.

Orientador

Renata Helena Pin Pucci

Autor

Bruno Luiz Medeiros Caldeira

Palavra chave

Docentes. Língua inglesa. Documentos curriculares. Ensino fundamental. Análise enunciativo-discursiva.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/05/2024

Nº Downloads

36

Resumo

A pesquisa promove uma análise crítica do contexto educacional ao investigar a interseção entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reformulação dos currículos escolares em um município do Sul da Bahia. Para tanto, foram analisados os discursos de quatro professores de uma escola da rede pública municipal no Sul da Bahia, objetivando estabelecer uma correlação entre a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição e a BNCC referente ao ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental. Para coletar os dados, conduziram-se entrevistas semiestruturadas, analisadas sob a perspectiva dos estudos da linguagem de Bakhtin (1997; 2006; 2011), por meio das quais foram identificados núcleos de sentido e elementos essenciais e recorrentes nos discursos dos professores. Nesse esteio, foram estabelecidos como eixos de análise: formação acadêmica e experiência no ensino, discursos docentes sobre a práxis, capacitação/formação continuada dos docentes e participação na elaboração do PPP. A abordagem metodológica enunciativo-discursiva visou explorar a natureza ideológica e dialógica da linguagem, assim como a formação social, histórica e discursiva do sujeito. Concluiu-se que é fundamental alinhar os documentos curriculares com as diretrizes da BNCC e propiciar a participação ativa dos professores no processo de elaboração e implementação, mas constata-se que isso nem sempre acontece, conforme discurso dos docentes. Nesse sentido, buscou-se contribuir para uma reflexão crítica sobre as políticas educacionais e suas implicações práticas no ensino de Língua Inglesa no contexto municipal.

Abstract

The research promotes a critical analysis of the educational context by investigating the intersection between the National Common Curricular Base (BNCC) and the reformulation of school curricula in a municipality in southern Bahia. To this end, the speeches of four teachers from a municipal public school in Southern Bahia were analyzed, with the aim of establishing a correlation between the restructuring of the institution’s Political-Pedagogical Project (PPP) and the BNCC regarding the teaching of English Language in Elementary Education. In order to collect data, semi-structured interviews were conducted and analyzed from the perspective of Bakhtin’s language studies (1997; 2006; 2011), through which cores of meaning and essential, recurring elements in teachers’ speeches were identified. In this context, the axes of analysis were established as: academic background and teaching experience, teacher discourses on praxis, teacher training/continuing education, and participation in the elaboration of the PPP. The enunciative-discursive methodological approach aimed to explore the ideological and dialogical nature of language, as well as the social, historical, and discursive formation of the subject. Therefore, it is concluded that aligning curriculum documents with BNCC guidelines and promoting active teacher participation in the elaboration and implementation process is essential, but it is noted that this does not always happen, as per teachers’ discourse. In this sense, the aim was to contribute to a critical reflection on educational policies and their practical implications in the teaching of English Language in the municipal context.