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Título

O canto coral como potencial formativo à luz da teoria crítica de Theodor Adorno.

Orientador

Belarmino Cesar Guimarães da Costa

Autor

Joanice Vicente Casemiro Procópio

Palavra chave

Indústria cultural. Canto coral. Resistência. Semiformação. Emancipação.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/02/2024

Nº Downloads

73

Resumo

A transformação da cultura em mercadoria causa empobrecimento e degradação do gosto estético provocando a regressão dos sentidos. Com o advento dos bens culturais administrados pela indústria cultural, são alteradas as formas de mediação do sujeito consigo mesmo, com o mundo e com outros sujeitos. Entretanto, persistem expressões artísticas que mantêm a potencialidade de resistir aos ditames da indústria cultural e se contrapor ao que Theodor Adorno denomina de semiformação. A tese trata da arte musical, especificamente do canto coral representado pelo Coro Reverendo James William Koger, cuja atividade ininterrupta na Catedral Metodista de Piracicaba, desde 1896, representa relevância histórica, cultural e de resistência aos padrões estandardizados e mercadológicos. Tem por objetivo colher elementos conceituais e praxiológicos, a partir da Teoria Crítica da Sociedade, para subsidiar a discussão sobre o potencial estético-formativo do referido Coro e as contribuições da pesquisa para a educação. Objetiva ainda analisar o repertório executado e a relação dessa atividade para a formação da subjetividade. A hipótese é de que o coro traz forte componente estético-formativo como espaço de resistência à indústria cultural. A metodologia consiste em revisão bibliográfica das obras de Theodor Adorno, demarcadamente sobre estética, semiformação e indústria cultural para refletir sobre a subsunção da arte à condição de mercadoria. Para tanto, a análise recai sobre documentos nos arquivos do coro e da Catedral Metodista de Piracicaba. A pesquisa apresenta quatro capítulos, com os dois primeiros para expor a categoria indústria cultural, sobretudo tratando do empobrecimento e degradação do gosto estético e, consequentemente, da regressão dos sentidos e da semiformação. O terceiro conta a história das origens do metodismo no Brasil e aborda a música na relação com a educação e a religião. No quarto, consta histórico do Coro e ressalta sua permanência centenária e fidelidade ao repertório em participações especiais, indicando que essa forma artística atua em contraposição à indústria cultural. Documentos do arquivo do coro e da Catedral Metodista de Piracicaba possibilitam a construção dos dados para as análises, que são permeadas por relatos sobre a história da música e a influência contemporânea da indústria cultural. Como resultado da pesquisa, houve identificação de uma fisiognomia do coro que lhe confere a condição de espaço histórico-formativo e de experiência estética, cuja longevidade e fidelidade ao repertório sacro-erudito faz com que seja considerado como “guardião” da tradição musical metodista.

Abstract

The transformation of culture into merchandise causes impoverishment and degradation of aesthetic taste, causing the regression of the senses. With the advent of cultural goods administered by the cultural industry, the subject's forms of mediation with himself, with the world and with other subjects are changed. However, artistic expressions persist that maintain the potential to resist the dictates of the cultural industry and oppose what Theodor Adorno calls semi-formation. The thesis deals with musical art, specifically choral singing represented by the Reverend James William Koger Choir, whose uninterrupted activity in the Piracicaba Methodist Cathedral since 1896, represents historical, cultural relevance and resistance to standardized and market standards. It aims to collect conceptual and praxeological elements, based on the Critical Theory of Society, to support the discussion about the aesthetic-formative potential of the aforementioned Choir and the contributions of research to education. It also aims to analyze the repertoire performed and the relationship of this activity to the formation of subjectivity. The hypothesis is that the choir brings a strong aesthetic-training component as a space of resistance to the cultural industry. The methodology consists of a bibliographic review of Theodor Adorno's works, specifically on aesthetics, semi-education and the cultural industry to reflect on the subsumption of art to the condition of merchandise. To this end, the analysis focuses on documents in the archives of the choir and the Methodist Cathedral of Piracicaba. The research presents four chapters, with the first two to expose the cultural industry category, mainly dealing with the impoverishment and degradation of aesthetic taste and, consequently, the regression of the senses and semi-formation. The third tells the story of the origins of Methodism in Brazil and addresses music in relation to education and religion. The fourth section contains the history of the Choir and highlights its centuries-old presence and fidelity to the repertoire in special appearances, indicating that this artistic form acts in opposition to the cultural industry. Documents from the choir archive and the Methodist Cathedral of Piracicaba make it possible to construct data for the analyses, which are permeated by reports on the history of music and the contemporary influence of the cultural industry. As a result of the research, a physiognomy of the choir was identified that gives it the status of a historical-formative space and an aesthetic experience, whose longevity and fidelity to the sacred-erudite repertoire makes it considered as a “guardian” of the Methodist musical tradition.