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Título

Narrativas kafkianas e as possíveis críticas ao novo Leviatã: discussões para pensar a educação sob o neoliberalismo.

Orientador

Claudia da Silva Santana

Autor

José Ailton Carlos Lima Correia

Palavra chave

Mitos. Neoliberalismo. Experiência. Frieza burguesa. Educação.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

21/02/2024

Nº Downloads

35

Resumo

Partindo da evidência da acentuada lógica de mercado, presente nas relações sociais e Educação hodiernas, seria razoável pensarmos que estaríamos vivendo sob a égide de um “Novo pacto social”, capitaneado por um “Novo leviatã, o Neoliberalismo, que emergido das águas da sua própria metamorfose – Mercantilismo e Liberalismo – abdicou de sua clássica estruturação social, a “lógica do medo”, e passou a conduzir a sociedade pela “fascinação do mercado”? Essa é a problematização central que move a nossa Tese, a qual subsidia a hipótese que os aspectos “não objetivos”, Mitos e linguagem, foram cooptados na gênesis da Modernidade (Thomas Hobbes) para constituir a base do Capitalismo, compondo, assim, a sua marcha histórica dominante; e a Educação pode estar servindo aos interesses do mercado quando honorifica a sua racionalidade técnica em detrimento desses aspectos subjetivos para adaptação social. Logo, essa tácita lógica explicaria as razões da precarização das relações sociais, da incapacidade crítica e autônoma dos atores sociais, forjando indivíduos exacerbados e alienados pelo fenômeno do empobrecimento da experiência (Benjamin), o que resultaria na Frieza burguesa (Gruschka) – indiferença, apatia e falta de solidariedade – como novo expediente da razão instrumental (Adorno) para a assunção da nova subjetividade neoliberal: o “homem empresarial” (Dardot e Laval). Na pauta da Tese, abrimos uma potente transversalidade dialógica entre Literatura, História e Filosofia, adotando os escritos de Franz Kafka como categoria privilegiada de representação não racional para fundamentar a análise crítica do Sistema hegemônico. Para tal investigação, a Dialética da totalidade de Lucien Goldmann será adotada como metodologia, através da qual torna-se possível o diálogo de diferentes autores e epistemologias. O diálogo com Walter Benjamin será imprescindível por julgarmos ser o mais profícuo comentador das obras kafkianas; por revelar cruciais semelhanças estético-filosóficas com o autor de Praga a partir de suas Infâncias; e por seu conceito de História (escovação a contrapelo) que, junto com Jorge Larrosa Bondía. e Giorgio Agambem, chegaremos a experiência decisiva da Infância. Logo, torna-se o objetivo geral da Tese discutir as relações hegemônicas de poder que orientam a sociedade e a Educação sob as premissas do Neoliberalismo a partir do Leviatã hobbesiano, tomando como referência os escritos de Franz Kafka. Na área educacional, investigar os potenciais estético-formativos de suas obras que podem suscitar novas reflexões pedagógicas. O desdobramento da Tese, a partir da Infância dos autores, Adorno, Benjamin e Kafka, resulta na valorização da experiência da Infância como primeiro e decisivo lugar para a formação humana. Obras kafkianas serão abordadas como Carta ao pai, A metamorfose, O processo, Um relatório para uma academia, e outras, em diálogo com a Teoria crítica social: Theodor Adorno, Max Horkheimer e Andreas Gruschka; além de comentadores clássicos de Kafka como Ernest Pawel, Michael Löwy, Modesto Carone, e o atual Luis Inácio de Oliveira.

Abstract

Based on the evidence of the accentuated market logic, present in today's social relations and Education, it would be reasonable to think that we would be living under the aegis of a “New social pact”, led by a “New leviathan, Neoliberalism, which emerged from the waters of its Did the metamorphosis itself – Mercantilism and Liberalism – give up its classic social structure, the “logic of fear”, and began to lead society through the “fascination of the market”? This is the central problematization that moves our Thesis, which supports the hypothesis that the “nonobjective” aspects, Myths and language, were co-opted in the genesis of Modernity (Thomas Hobbes) to constitute the basis of Capitalism, thus composing the its dominant historical march; and Education may be serving the interests of the market when it honors its technical rationality to the detriment of these subjective aspects for social adaptation. Therefore, this tacit logic would explain the reasons for the precariousness of social relations, the critical and autonomous incapacity of social actors, forging individuals exacerbated and alienated by the phenomenon of impoverishment of experience (Benjamin), which would result in bourgeois Coldness (Gruschka) – indifference, apathy and lack of solidarity – as a new expedient of instrumental reason (Adorno) for the assumption of the new neoliberal subjectivity: the “entrepreneurial man” (Dardot and Laval). In the Thesis agenda, we open a powerful dialogical transversality between Literature, History and Philosophy, adopting Franz Kafka's writings as a privileged category of non-rational representation to support the critical analysis of the hegemonic System. For this investigation, Lucien Goldmann's Dialectic of Totality will be adopted as a methodology, through which dialogue between different authors and epistemologies becomes possible. The dialogue with Walter Benjamin will be essential as we believe he is the most fruitful commentator on Kafka's works; for revealing crucial aesthetic-philosophical similarities with the Prague author from his Childhood; and through his concept of History (brushing against the grain) that, together with Jorge Larrosa Bondía and Giorgio Agambem, we will arrive at the decisive experience of Childhood. Therefore, the general objective of the Thesis becomes to discuss the hegemonic power relations that guide society and Education under the premises of Neoliberalism from the Hobbesian Leviathan, taking as a reference the writings os Franz Kafka. In the educational area, investigate the aesthetic-training potentials of his works that can spark new pedagogical reflections. The unfolding of the Thesis, based on the authors' Childhood, Adorno, Benjamin e Kafka, results in the valorization of the Childhood experience as the first and decisive place for human formation. Kafkaesque works will be covered such as Letter to the Father, The Metamorphosis, The Process, A Report to an Academy, and others, in dialogue with Critical Social Theory: Theodor Adorno, Max Horkheimer and Andreas Gruschka; in addition to classic Kafka commentators such as Ernest Pawel, Michael Löwy, Modesto Carone, and the current Luis Inácio de Oliveira.