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Título

As faces do intelectual: tensionamentos, alinhamentos nas formações e atuações religiosa e acadêmica de Otto Dana.

Orientador

Thiago Borges de Aguiar

Autor

Juliano Bernardino de Godoy

Palavra chave

Educação. Intelectuais. Paradigma-indiciário. Igreja católica.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/08/2023

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81

Resumo

A investigação aqui proposta se insere no campo temático da história da educação, analisando o tensionamento entre a docência e a vida eclesiástica de um intelectual brasileiro, em seu período formativo e na ação na Igreja Católica Apostólica Romana. A pesquisa tem o objetivo de analisar o processo intelectual e de militância social de Otto Dana, professor universitário e padre diocesano, no município de Piracicaba, localizado no interior do estado de São Paulo, durante o período militar (1964-1984), além da segunda parte do século 20 e início do século 21, dentro das referências de Miceli (2001), Gramsci (2004) e Sirinelli (1996). A partir da análise de documentos de Otto Dana (em seu acervo pessoal), tanto a nível religioso (cartas, ofícios, homílias, crônicas, fotografias) como educacional (relatórios, diplomas, artigos em jornais, pareceres), na metodologia do paradigma indiciário de Ginzburg (2011), identificamos as contribuições para a sociedade piracicabana de sua atuação. Por meio dos materiais utilizados nessa pesquisa em seus arquivos pessoais, tivemos acesso a rastros e pistas de momentos de rebeldia diante dos poderes estabelecidos ou de perseguição por parte deles. Observamos a mediação desses poderes como suporte para a ação de Otto Dana na sociedade piracicabana sem romper os vínculos institucionais. A pesquisa conclui que Otto Dana foi uma personalidade atuante dentro de um contexto social e político tenso, ditatorial no período militar na sociedade piracicabana.

Abstract

The study proposed here is part of the thematic field of the history of education, analyzing the tension between teaching and the ecclesiastical life of a Brazilian intellectual, in his formative period and in his activity in the Roman Catholic Apostolic Church. The study aims to analyze the intellectual process and social activism of Otto Dana, a university professor and diocesan priest, in the municipality of Piracicaba, located in the state of São Paulo, during the military period (1964-1984), as well as the second part of the 20th century and beginning of the 21st century, within the references of Miceli (2001), Gramsci (2004) and Sirinelli (1996). Based on the analysis of Otto Dana’s documents (in his personal collection), both religious (letters, offices, homilies, chronicles, photographs) and educational (reports, diplomas, newspaper articles, opinions), using Ginzburg's (2011) Evidential Paradigm methodology, we identified his contributions to Piracicaba society. Through the materials used in this study, from his personal archives, we had access to traces and clues of moments of rebellion against the powers he experienced or of persecution by them. We observed the mediation of these powers as support for Otto Dana’s action in Piracicaba society without breaking institutional ties. The study concludes that Otto Dana was an active personality within a tense, dictatorial social and political context during the military period in Piracicaba.