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Título
Reconhecimento das práticas curriculares na formação docente inicial: atuação do professor formador por sua narrativa.
Orientador
Renata Helena Pin Pucci
Autor
Kedma Madalena Gonçalves Garcez
Palavra chave
Formação docente inicial. Professor formador. Práticas como componentes curriculares. Documentação narrativa de experiência pedagógica.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
30/06/2023
Nº Downloads
28
Resumo
Tese sobre o potencial formativo das práticas curriculares, no reconhecimento da atuação do professor formador em seu trabalho docente com esses componentes nas licenciaturas. O estudo tem como ponto de origem a escuta dos concluintes de treze licenciaturas de um Centro de Educação de uma Universidade Pública do Nordeste, quanto à percepção desses licenciandos sobre suas experiências formativas na graduação. O problema de pesquisa busca responder como as práticas curriculares contribuem com a formação docente nas licenciaturas, considerando a atuação do professor formador nas primeiras aproximações de futuros professores no contexto da educação escolar. Objetiva-se analisar o potencial formativo das práticas curriculares nas licenciaturas, a partir de documentação narrativa no coletivo de professores formadores sobre suas experiências pedagógicas. Esses componentes formativos evocam uma reflexão epistemológica de vivências docentes, que podem ser geradoras de resultados mais satisfatórios nos estágios curriculares que ocorrem no final da graduação, e contribuir assertivamente com a formação inicial de professores. A narrativa é construída coletivamente por quatorze professores, que ministraram os componentes de práticas curriculares no primeiro semestre de 2022, a partir de uma adaptação da metodologia de Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas (DNEP adaptado) de Daniel Suárez. A DNEP adaptado possibilitou espaço de diálogos docentes e de produção coparticipada de saber pedagógico nas práticas curriculares. Verificou-se que a aproximação dos licenciandos via práticas curriculares tem enfatizado os problemas sociais da escola, sem a devida prioridade de uma formação docente visando a melhoria da educação escolar. O conhecimento produzido é necessário, porém, essa formação deve contribuir com o trabalho docente nessa educação. É fato que o transbordamento e a intensidade das demandas sociais que se projetam na escola, decorrentes da violação dos direitos da criança, do adolescente, do adulto, são questões sensíveis no trabalho docente, contudo, elas devem ser encaminhadas aos demais segmentos da sociedade. O estudo permitiu concluir que as práticas curriculares deveriam contribuir para que licenciandos analisem a escola como lugar de desenvolvimento individual e social, ao perceberem a grandeza do ensino como profissão, em interações claras e intencionais com os profissionais da Educação Básica. Desse modo, o estudo pode contribuir com o campo da formação docente inicial, ao apontar a necessidade de foco no ensino como profissão, tendo como prioridade a problemática do ensino e da aprendizagem na educação escolar, durante essa articulação da universidade com a escola. A partir desse entendimento, dois aportes são esperados: para a escola, contribuições das licenciaturas com o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas, e para a universidade, o reconhecimento dos professores formadores das práticas curriculares, como seres humanos responsáveis pelas melhores escolhas que lhe competem, sendo referência docente para os futuros professores, visando a melhoria da formação docente e da qualidade da educação escolar.
Abstract
This thesis focuses on the formative potential of curriculum practices, recognizing the role of the teacher educator in their instructional work with these components in teacher education programs. The study originates from the perspective of graduates from thirteen teacher education programs at a Public University in the Northeast region of Brazil. The research problem sought to address how curriculum practices contribute to teacher education in these programs, considering the teacher educator's role in the early interactions of future teachers within the context of school education. The objective was to analyze the formative potential of curriculum practices in teacher education, based on collective narrative documentation by teacher educators regarding their pedagogical experiences. These formative components prompt an epistemological reflection on teaching experiences, which could lead to more satisfactory outcomes in the curriculum stages that occur towards the end of the program and contribute effectively to the initial teacher education. The narrative was constructed collaboratively by fourteen educators who taught curriculum practice components in the first semester of 2022, using an adapted version of Daniel Suárez's Narrative Documentation of Pedagogical Experiences (adapted NDPE) methodology. The adapted NDPE provided a space for pedagogical dialogues and co-produced pedagogical knowledge in curriculum practices. The primary finding of the study is that the students' engagement through curriculum practices has highlighted the social issues within schools, often without the necessary emphasis on teacher education aimed at improving school education. While the produced knowledge is essential, this education should align with the work of teaching in schools. Undoubtedly, the overflow and intensity of social demands projected onto schools due to the violation of children's, adolescents', and adults' rights are sensitive issues in teaching, but they should be directed towards other segments of society. The study concludes that curriculum practices should guide teacher candidates to perceive schools as places of individual and social development. This perspective would emphasize the importance of teaching as a profession and foster clear, intentional interactions with professionals in Basic Education. Consequently, this study can contribute to the field of initial teacher education by underscoring the need to prioritize teaching as a profession, focusing on the challenges of teaching and learning within school education during the collaboration between universities and schools. As a result of this understanding, two contributions are anticipated: for schools, contributions from teacher education programs to the teaching and learning process of subjects, and for universities, the recognition of teacher educators in curriculum practices as responsible human beings making significant choices, serving as teaching references for future educators, with the aim of enhancing teacher education and the quality of school education.