Visualização do documento
Título
Projetos integradores no Senac São Paulo: o trabalho docente com os temas geradores.
Orientador
Renata Helena Pin Pucci
Autor
Márcia Cristina Fragelli
Palavra chave
Tema gerador. Prática docente. Senac. Educação profissional. Projeto integrador.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
19/02/2024
Nº Downloads
33
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo central analisar como os docentes dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac São Paulo) desenvolveram os projetos partindo de Temas Geradores no contexto da pandemia da covid-19. Os Temas Geradores, a partir dos quais os projetos integradores são desenvolvidos na proposta do Senac São Paulo, são abordados na perspectiva de Paulo Freire. Parte-se do princípio de que alunos e docentes se influenciam e se constituem nas relações estabelecidas, a partir das concepções da teoria histórico-cultural (Vigotski) e do dialogismo apresentado por Bakhtin. A metodologia utilizada para atingir o objetivo deste estudo foi a pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso e estabelecida diante do uso de entrevistas dialógicas, por meio das quais foram entrevistados 11 docentes de Educação Profissional do Senac São Paulo, a maioria atuante na unidade do Senac São Carlos, em diferentes cursos técnicos do Senac São Paulo. Nas entrevistas, dialogou-se sobre como os monitores (docentes) apresentam e/ou constroem os Temas Geradores que dão início aos projetos integradores de suas respectivas turmas. Os resultados baseados na análise dos documentos norteadores da instituição, da contextualização histórica da educação e da Educação Profissional e nas entrevistas dialógicas estabelecidas com os monitores de Educação Profissional revelam a mudança nas relações professoraluno e ensino-aprendizagem estabelecidas nos últimos anos, principalmente depois da implantação do Modelo Pedagógico do Senac, em 2015, pautado no desenvolvimento de projetos integradores, partindo de Temas Geradores. Foi possível observar que, mesmo que tais documentos apresentem temas como “sugestões” nos respectivos planos de cursos, a maioria dos docentes validam os respectivos temas e legitimam o discurso presente nos documentos, por meio da necessidade do cumprimento do perfil de conclusão de cada curso. Enquanto alguns docentes validam o tema sugerido, mas sem aprofundar o motivo da respectiva escolha, outros docentes buscam construir um novo tema atrelado ao perfil de conclusão de curso ou por intermédio da fusão de temas existentes e sugeridos, visando a articulação com as demandas da realidade dos alunos. Há, ainda, docentes que constroem novos temas, partindo do diálogo com os alunos, contextualizando-os de forma crítica com a realidade e com o campo de atuação do respectivo profissional.
Abstract
The main objective of this research was to analyze how teachers of technical courses at the São Paulo National Service for Commercial Learning (SENAC São Paulo) developed projects based on Generating Themes in the context of the COVID-19 pandemic. The Generating Themes, based on which the integrative projects are developed in the SENAC São Paulo proposal, are addressed from Paulo Freire’s perspective. It is assumed that students and teachers influence each other and constitute themselves in established relationships, based on the concepts of the historical-cultural theory (Vygotsky) and the dialogism presented by Bakhtin. The methodology used to achieve the objective of this study was the qualitative research, based on a case study and established through the use of dialogic interviews, through which 11 Professional Education teachers at SENAC São Paulo were interviewed, the majority working in the SENAC São Carlos unit, in different technical courses at SENAC São Paulo. In the interviews, there was a discussion about how the monitors (teachers) present and/or construct the Generating Themes that initiate the integrative projects of their respective classes. The results based on the analysis of the institution’s guiding documents, the historical contextualization of education and Professional Education and the dialogical interviews established with Professional Education monitors reveal the change in teacher-student and teaching-learning relationships established in recent years, especially after the implementation of the SENAC Pedagogical Model, in 2015, based on the development of integrative projects, starting from Generating Themes. It was possible to observe that, even though such documents present themes as “suggestions” in the respective course plans, the majority of teachers validate the respective themes and legitimize the discourse present in the documents, through the need to comply with the completion profile of each course. While some teachers validate the suggested topic, but without delving into the reason for their choice, other teachers seek to construct a new theme linked to the course completion profile or through the fusion of existing and suggested themes, aiming to articulate them with the demands of the students’ reality. There are also teachers who construct new themes, starting from a dialogue with students, contextualizing them critically with reality and the respective professional’s field of activity.