Visualização do documento
Título
Percursos formativos de professores de educação física: tecnologias na
educação e na prática docente.
Orientador
Renata Helena Pin Pucci
Autor
Rodrigo da Cruz Oliveira
Palavra chave
Formação e atuação de Professores. Tecnologias. Educação Física.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
21/02/2024
Nº Downloads
31
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a presença de tecnologias educacionais na formação e atuação de professores de Educação Física da rede estadual de ensino de São Paulo. O texto assume inicialmente alguns pressupostos relacionados ao que vem sendo chamado de tecnologia, que é um universo muito amplo com diversas ramificações e muitas concepções diferentes. A literatura demostra, em primeiro lugar, a importância do planejamento no uso das tecnologias para alcançar objetivos pedagógicos. Em segundo, os usos das tecnologias estabeleceram um processo colaborativo e facilitou a comunicação entre professores, estudantes, gestores e comunidades, proporcionando aprendizagem real para os envolvidos. Em terceiro, é apontado um propósito de imposição ideológica no uso das tecnologias na educação. Destaca-se que as tecnologias não são solução para os problemas da Educação e que os professores enfrentam dificuldades para planejar ações com o uso da tecnologia. A Lei nº 10.172 de 2001 criou o Programa Nacional de Educação (PNE), visando integrar tecnologias educacionais no ensino, como o uso didático por professores, instalação de computadores em escolas públicas, acesso à internet e capacitação docente. Apesar de nem todos os objetivos terem sido atingidos, o PNE de 2001 influenciou significativamente o uso de tecnologias na educação, fomentando debates sobre sua concepção e aplicação. Para responder ao objetivo do trabalho, foi realizada a entrevista semiestruturada com professores de Educação Física da rede estadual Paulista, para compreender as perspectivas, interações e contextos de ação dos professores por meio das entrevistas, a fim de capturar a complexidade e a subjetividade das experiências humanas e dar escuta aos envolvidos no estudo. As análises conduzidas neste estudo se fundamentam em diversas bases teóricas: nas perspectivas de Educação e Formação são embasados os princípios de Freire e Shor (1986) e no conceito de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD); no que diz respeito às tecnologias, as análises se apoiam nos conceitos de Ciberespaço e Cibercultura; e, para a interseção da educação física, as análises se baseiam no conceito de cultura corporal de movimento. Os resultados das análises indicaram que os professores têm se esforçado para integrar os conteúdos relacionados às tecnologias, ressalta também a importância de uma formação contínua para que os professores possam se atualizar e utilizar essas tecnologias de forma mais efetiva, para isso é necessária uma atualização constante dos cursos de Educação Física para atender às demandas da sociedade atual, o que segue em concordância com a hipótese desse trabalho, que os cursos de educação física precisam contemplar essa dimensão das tecnologias educacionais, sobretudo as de cunho intencionalmente educacional na formação do professor. Ainda assim, não há evidências suficientes para considerar os cursos desatualizados. O currículo oficial não atende completamente as necessidades dos estudantes e professores, exigindo adaptações para tornar as aulas mais atraentes. As discrepâncias entre políticas educacionais e as realidades escolares, especialmente em termos de infraestrutura e recursos, ressaltam a necessidade de políticas mais alinhadas com as condições reais das escolas, pois atualmente cria um descompasso entre o planejado e o implementável.
Abstract
The purpose of this paper is to analyze the presence of educational technologies in the training and practice of Physical Education teachers in the state school system of São Paulo. The text initially assumes some premises related to what has been termed technology, which is a very broad universe with various ramifications and many different conceptions. The literature first demonstrates the importance of planning in the use of technologies to achieve pedagogical objectives. Secondly, the use of technologies has established a collaborative process and facilitated communication among teachers, students, managers, and communities, providing real learning for those involved. Thirdly, it points to a purpose of ideological imposition in the use of technologies in education. It is highlighted that technologies are not a solution to the problems of Education and that teachers face difficulties in planning actions with the use of technology. Law No. 10,172 of 2001 created the National Education Program (PNE), aiming to integrate educational technologies in teaching, such as didactic use by teachers, installation of computers in public schools, internet access, and teacher training. Although not all objectives have been met, the 2001 PNE has significantly influenced the use of technologies in education, fostering debates about its conception and application. To respond to the objective of this work, semistructured interviews were conducted with Physical Education teachers from the state network of São Paulo, to understand their perspectives, interactions, and contexts of action through interviews, in order to capture the complexity and subjectivity of human experiences and to listen to those involved in the study. The analyses conducted in this study are based on various theoretical foundations: in the perspectives of Education and Training, the principles of Freire and Shor (1986) and the concept of Professional Teacher Development (PTD) are supported; with respect to technologies, the analyses are supported by the concepts of Cyberspace and Cyberculture; and, for the intersection of physical education, the analyses are based on the concept of body movement culture. The results of the analyses indicated that teachers have been striving to integrate content related to technologies, also highlighting the importance of continuous training for teachers to update and use these technologies more effectively, for which constant updating of Physical Education courses is necessary to meet the demands of current society, which is in agreement with the hypothesis of this work, that physical education courses need to contemplate this dimension of educational technologies, especially those of an intentionally educational nature in teacher training. Nevertheless, there is not enough evidence to consider the courses outdated. The official curriculum does not fully meet the needs of students and teachers, requiring adaptations to make classes more attractive. The discrepancies between educational policies and school realities, especially in terms of infrastructure and resources, highlight the need for policies more aligned with the actual conditions of schools, as currently there is a mismatch between what is planned and what is implementable.