Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

As pesquisas (auto)biográficas e a investigação narrativa na formação de professores: um mapa das pesquisas realizadas no Brasil.

Orientador

Luciana Haddad Ferreira

Autor

Neuzita De Paula Soares

Palavra chave

Pesquisa narrativa; pesquisa (auto)biográfica. Pesquisa biográfica. Formação de professores. Educação básica.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/04/2024

Nº Downloads

37

Resumo

A presente pesquisa apresenta algumas descobertas feitas em um estudo de doutoramento realizado com o objetivo de compreender e analisar, por meio de um levantamento de teses narrativas, (auto)biográficas e biográficas, produzidas em programas de pós-graduação em Educação – na área da formação de professores e professoras da educação básica – aspectos históricos e teórico-metodológicos que colocam esse campo de pesquisa como um marco revolucionário no que diz respeito à formação docente, considerando a vida como centralidade da pesquisa. O recorte temporal do trabalho é de 30 anos, uma vez que as discussões acerca da formação docente se ampliaram a partir da década de 1990. Foi realizado um estado do conhecimento, com inspiração cartográfica em um conjunto de teses disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos (CAPES), veiculadas à área da Educação, com recorte temporal de 1990 a 2020. A seleção das teses seguiu os seguintes critérios: teses encontradas a partir de descritores específicos; leitura do resumo e do capítulo metodológico; disponibilidade de teses em repositórios públicos; pesquisas cujos resumos continham palavras-chave como pesquisa narrativa, (auto)biográfica e/ou formação docente. Esse estudo mostra que pesquisadores e pesquisadoras brasileiros são conhecidos e reconhecidos internacionalmente pela produção de conhecimento na área. Nesse sentido, a produção traz visibilidade a esses profissionais que estão dedicados à produção epistêmico-metodológica. O estudo traz reflexões sobre aspectos históricos e teórico-metodológicos da investigação narrativa, (auto)biográfica e biográfica, aprofunda elementos que as constituem, além de ponderar sobre o caráter revolucionário desse campo de pesquisa a partir de princípios fundantes dessas pesquisas que vislumbram auto(trans)formação com a experiência, a colaboração entre pares, a epistemologia, o rigor metódico, articulados a fundamentos de solidariedade e ética em educação. Conto uma história dessas pesquisas que consideram os sujeitos, suas memórias e seus contextos - para compreender a realidade e nela incidir - e revolucionam a formação docente. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).

Abstract

This research presents some discoveries made in a doctoral study carried out with the aim of understanding and analysing, through a survey of narrative, (auto)biographical and biographical theses, produced in postgraduate programs in Education – in the area of training of basic education teachers – historical and theoretical-methodological aspects that place this field of research as a revolutionary mark with regard to teacher education considering life as the centrality of research. The time frame is 30 years since discussions about teacher education expanded from the 1990s onwards. A state of knowledge was carried out, with cartographic inspiration in a set of theses available on the “Brazilian Open Data Portal” (CAPES), published in the Education area from 1990 to 2020. The selection of the theses followed the following criteria: theses found from specific descriptors; reading of the summary and the methodological chapter; availability of theses in public repositories; researches with keywords such as narrative research, (auto)biographical and/or teacher training. This study shows that Brazilian researchers are known and recognized internationally for their production of knowledge in the area. So, the production brings visibility to these professionals who are dedicated to epistemic-methodological production. It also brings reflections on historical and theoretical-methodological aspects of narrative, (auto)biographical and biographical investigation, deepens the elements that constitute them and also ponders about the revolutionary character of this field of research based on its founding principles that include self(trans)formation with the experience, peer cooperation, the epistemology and the methodical rigor, linked to fundamentals of solidarity and ethics in education. I tell a story about these researches that consider subjects, their memories and contexts – to understand reality and influence in it – and revolutionize teacher education. “This study was partially financed by CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil ).