Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ESTUDO SOBRE AS RAZÕES DA ADOÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Orientador

MARIO SACOMANO NETO

Autor

MARCO ANTONIO FERRUZZI

Palavra chave

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS; PRESTADOR DE SERVIÇOS; TOMADOR DE SERVIÇOS

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

07/12/2006

Nº Downloads

1828

Resumo

Este estudo procura identificar as razões que levam os contratantes a optarem pela terceirização de serviços ao invés de os realizarem de forma internalizada. A terceirização pode ser definida como uma forma de organização estrutural que visa transferir de uma empresa a outra suas atividades acessórias. A questão central deste estudo está em responder a pergunta: Por que as empresas terceirizam seus serviços? Dentre os fatores predominantes são analisados a redução e controle de custos operacionais, o foco na atividade principal da organização, a vantagem competitiva da especialização, os aspectos jurídicos da terceirização, dentre outros. Justifica-se este estudo pela importância do setor de serviços no Brasil, onde há dez anos consecutivos o mesmo representa aproximadamente 60% do Produto Interno Bruto (PIB), constituindose, assim, na principal fonte de renda e geração de empregos do país. Dentro do setor de serviços está a terceirização de serviços que, apesar de recente, já responde por 14,5% da população economicamente ativa, com 2,9 milhões de trabalhadores empregados. A pesquisa de campo foi realizada em mais de 30 cidades da Região Geográfica de Campinas, no Estado de São Paulo. Essa região tem mais de 4 milhões de habitantes e representa mais de 20% do PIB estadual. Foi realizada a pesquisa de campo, por conveniência, com questionários tipo Survey para 80 empresas industriais de médio e grande porte, com margem de erro de 11%, para uma população infinita, além de entrevistas pessoais com os gestores de 4 indústrias de grande porte. Os resultados mostraram que o principal fator que conduz as empresas a optarem pela terceirização é a especialização do prestador de serviços. Entretanto, as razões da adoção da terceirização vinculam o setor de serviços ao segmento de atuação industrial, que resulta em diferentes fatores predominantes no processo de escolha. Não se sustenta, portanto, a afirmação de um fator principal universal para a opção pela terceirização de serviços, sem delimitar exatamente de que setor de serviços e que segmento de atuação pretendese fazer a avaliação. Palavras-chave: Terceirização de Serviços; Prestador de Serviços; Tomador de Serviços; Transferência de Serviços; Competitividade

Abstract

This study aims at to identify the reasons that lead the contractors to opt by the outsourcing instead of carry through these services in an internalized form. The outsourcing system can be defined as a structural organization form that aims at to transfer from one company to another its accessory activities. The central question of this study is to answer the question: Why the companies transform their internalized services in outsourcing? Amongst the predominant factors are analyzed the reduction and control of operational costs, the focus in the organization main activity, the competitive advantage of the specialization, and the legal aspects of the outsourcing. This study it is justified due the importance of the services sector in Brazil, which has been representing in the last consecutive ten years approximately 60% of the Gross Domestic Product (GDP), consisting, thus, in the main source of income and jobs generation of the country. Inside of the services sector is the outsourcing that, although recent, already correspond to 14,5% of the economically active population, with 2,9 million employed workers. The field research was carried through in more than 30 cities of the Campinas Geographic Region, in São Paulo State. This region has more than 4 million inhabitants and represents more than 20% of the state GDP. The field research was carried through, using convenience way, with Survey questionnaires applied to 80 industrial companies of medium and big size, with margin of error of 11%, to an infinite population, beyond personal interviews with the managers of 4 industries of great size. The results had shown that the main factor that leads the companies to opt by the outsourcing is the specialization of the service contractor. However, the reasons of outsourcing adoption entail the services sector to the segment of industrial acting that result in different predominant factors in the choice process. It does not sustain, therefore, the affirmation of one universal main factor for the option by the outsourcing, without delimit exactly that services sector and that acting segment it intends to do the evaluation. Key words: Outsourcing; Services Contractor; Services Borrower; Services Transference; Competitiveness