Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

As manifestações afetivas em atividades de leitura e escrita: uma discussão na perspectiva histórico-cultural.

Orientador

Pedro Bordini Faleiros

Autor

Angélica Soares de Amaral Ribeiro

Palavra chave

Emoção. Afeto. Ler. Escrever. Histórico-cultural.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

05/04/2024

Nº Downloads

14

Resumo

O presente trabalho toma como objeto de estudo o fenômeno afetivo no contexto pedagógico, com o objetivo de compreender como os estudantes são afetados pelas experiências vividas em sala de aula com a leitura e a escrita, nas interações com seus pares e com o professor. Partimos dos pressupostos da perspectiva histórico-cultural, especificamente em Vigotski, que marca que os sujeitos não são dicotômicos, mas constituídos pela totalidade das funções intrapsíquicas. A análise envolveu a atenção aos processos intersubjetivos mediados por signos, o que exigiu da pesquisadora uma “imersão” na dinâmica interativa da sala de aula, buscando captar os indícios dos processos investigados, quais sejam: os modos como o afeto/emoção mobilizam os sujeitos envolvidos e desencadeiam distintas relações com as atividades escolares, motivadas pelos significados (afetivos) construídos nestas relações. A pesquisa foi realizada com a participação de uma professora de Língua Portuguesa e de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública situada no interior de São Paulo, focalizando as interações dos alunos entre si, com a professora e com as atividades. Estes momentos foram vídeo gravados e a pesquisadora fazia anotações em caderno para elaboração de diário de campo. Durante a análise dos episódios interativos, três eixos temáticos foram construídos: 1. O fenômeno afetivo, a mediação pedagógica e a mobilização dos alunos para as atividades; 2. O fenômeno afetivo e a constituição subjetiva dos alunos; 3. A dimensão afetiva, a interfuncionalidade entre funções psíquicas e as narrativas. Das análises depreende-se que: 1. As emoções se desenvolvem por múltiplas mediações, desempenhando, elas próprias, um papel mediador entre o real e a ação dos sujeitos. 2. O funcionamento afetivo se faz presente selecionando impressões da experiência, participando da construção de conhecimentos, aproximando ou afastando os sujeitos das atividades escolares. A escolha da temática justifica-se porque estudos teóricos sugerem que a dicotomia razão e emoção permanece no entendimento de como os sujeitos se constituem e aprendem, procurando ressaltar a importância do desenvolvimento, tanto nos estudantes quanto nos professores, de saberes emocionais que se revelem “chaves” para a aquisição da aprendizagem significativa como formação holística do humano.

Abstract

The actual work takes as the object of study the afffective phenomenon in the pedagogical context, with the aim at understanding how the students are affected by vivid experiences in the classroom with the Reading and Writing, in the customer interaction with their partners and the teacher. Taking into consideration the historical cultural perspective, specifically in Vigotski, what brand that the subjects are not dichotomous, but constituted by the entire of the intrapsychic functions. The analysis involved the attention to the intersubjective processes mediated by signes, that demanded by the researcher an “immersion” in the classroom dy interactive dynamic, trying to capture the sigs of the investigated processes, which are: the ways as the friendship / emotion mobilize the involved subjects and unleash distinct relations on the school tasks, motivated by the(affective) meanings built in these relations. The research was realized with the Portuguese Teacher participation and the students from the 6th Grade of the elementary school II, of a public school situated in SP inland focusing on the students interactions among themselves, with the teacher and the activities.These moments were vídeo recorded and the researcher took notes in a notebook to the field of activity diary elaboration. During the analyses of the interactive episode, three thematic axes werebuilt: 1. The affective phenomenon, the pedagogic mediation and the students mobilization to the activities; 2. The affective Phenomenon and the students subjective constituition; 3. The affective dimension, The interfunctionality among the psychic functions and the narratives. From the analysis is inferred that: 1. The emoticons are developed by multiple mediations, performing, by themselves, a role mediator between the real and the subjects action. 2.The affective opperation takes part by selecting experience impressions, attending of the knowledge construction approaching or moving away the subjects of the school activities. The theme choosing is justified because the theoretical studies suggests that the reason and emotion dichotomy remains in the urderstandind that as the subjects constitute themselves and learn trying to highlight the importance of the development, both in the students and teachers, of emotional knowledge, that reveal “Keys” for the purpose of meaningful learning as the holistic formation of the human.