Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O movimento de ensinar e aprender os números inteiros no 7° ano do Ensino Fundamental: contribuições da atividade orientadora de ensino.

Orientador

Carolina José Maria

Autor

Luany Renata dos Santos Lopes

Palavra chave

Atividade orientadora de ensino. Atividade de ensino e atividade de aprendizagem. 7º ano do Ensino Fundamental. Números inteiros.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

23/10/2024

Nº Downloads

12

Resumo

A presente pesquisa propôs discutir o desenvolvimento profissional da professora/pesquisadora e a apropriação do conceito de números inteiros pelos estudantes a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). No percurso da pesquisa, a professora/pesquisadora estabeleceu um diálogo entre os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural de Lev S. Vigotski, a Teoria da Atividade de Leontiev e a Atividade Orientadora de Ensino desenvolvida por Manoel Oriosvaldo de Moura para o desenvolvimento de um Experimento Didático Formativo que consistiu na organização do ensino dos números inteiros. Esse experimento foi desenvolvido nas aulas de matemática durante o segundo semestre de 2022, entre agosto e setembro, em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação na região periférica de uma cidade de pequeno porte do interior de São Paulo, com a participação de 33 estudantes de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 13 anos, da qual a pesquisadora é também a professora e contou com a organização e realização de situações desencadeadoras de ensino. Os recursos para a produção dos dados foram os registros dos estudantes durante o desenvolvimento das tarefas, gravação de áudio e vídeo das aulas e diário de campo da professora/pesquisadora. As análises evidenciam que a partir de uma intencionalidade da professora/pesquisadora ao questionar os estudantes, o diálogo vai se tornando um amalgamado de novos elementos, situando os estudantes em um contexto onde o nível de desenvolvimento mental real, nesse caso, os números naturais, é insuficiente para representar situações das quais há a emergência da apropriação de um novo conceito, criando-se o motivo nos estudantes e, consequentemente, colocando-os em Atividade de Aprendizagem.

Abstract

This research proposed to discuss the professional development of the teacher/researcher and the appropriation of the concept of integers by students based on the theoretical and methodological assumptions of the Teaching Guiding Activity (AOE). During the research, the teacher/researcher established a dialogue between the assumptions of Lev S. Vigotski's Historical-Cultural Psychology, Leontiev's Activity Theory and the Teaching Guiding Activity developed by Manoel Oriosvaldo de Moura for the development of an Experiment Formative Didactic which consisted of organizing the teaching of integers. This experiment was developed in mathematics classes during the second semester of 2022, between August and September, in an elementary school of the Municipal Education Network in the peripheral region of a small city in the interior of São Paulo, with the participation of 33 students from a 7th year elementary school class, aged between 11 and 13, of which the researcher is also the teacher and was responsible for organizing and carrying out teaching-triggering situations. The resources for data production were student records during the development of tasks, audio and video recordings of classes and the teacher/researcher's field diary. The analyzes show that based on the teacher/researcher's intentionality when questioning the students, the dialogue becomes an amalgamation of new elements, placing the students in a context where the level of real mental development, in this case, natural numbers, it is insufficient to represent situations in which there is the emergence of the appropriation of a new concept, creating the motive in students and, consequently, placing them in a Learning Activity.