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Título

Configuração das competências requeridas para gestores que atuam em agências franqueadas dos Correios do estado de São Paulo

Orientador

Maria Imaculada de Lima Montebello

Autor

Walter César Camuri

Palavra chave

Competências. Gestor. Liderança. Agências franqueadas dos Correios. Configuração.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

23/08/2024

Nº Downloads

4

Resumo

No atual contexto de crescimento dos negócios, em especial no modelo sedimentado pelas franquias postais, as competências gerenciais são indispensáveis nas organizações uma vez que, em sua essência, permitem aos líderes o desempenho de suas funções de forma eficaz, alcançando resultados expressivos e promovendo o sucesso organizacional. O desenvolvimento das competências está voltado a orientar esforços para que a liderança consiga efetivamente planejar, captar recursos necessários, desenvolver seus colaboradores, bem como avaliar os resultados e seus reflexos nos diferentes níveis da organização. Nas organizações, onde são desenvolvidas as competências dos seus gestores, são percebidas contribuições substanciais não só para o negócio, mas também para as pessoas favorecendo um cenário capaz de incentivar o surgimento de lideranças inspiradoras, voltadas para práticas de transformação. Nesse sentido, a presente pesquisa de doutorado tem como objetivo geral apresentar as competências consideradas essenciais para os gestores que atuam em Agências Franqueadas dos Correios (AGFs), e de que forma elas se associam ao perfil sociodemográfico desses gestores. Sob este aspecto é necessário entender de que maneira as competências gerenciais colaboram para a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos gerentes no cenário organizacional. A presente pesquisa é metodologicamente exploratória, caraterizando-se como quali-quantitativa e tendo o questionário eletrônico como instrumento prioritário para a coleta de dados e a análise estatística e de conteúdo no processo analítico. Os questionários aplicados são adaptados de uma dissertação que apontou, através de um mapeamento, quais eram as competências dos gestores que atuavam em uma autarquia do segmento de pesquisas energéticas e nucleares do estado de São Paulo. Como resultados, a análise estatística aplicada nesta pesquisa permitiu configurar um instrumento composto por 35 (trinta e cinco) competências distribuídas em 07 (sete) critérios pautados no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a saber: Liderança; composto por 10 (dez) competências; Estratégias e Planos, composto por 03 (três) competências; Clientes, composto por 03 (três) competências; Informações e Conhecimento, composto por 05 (cinco) competências; Pessoas, composto por 07 (sete) competências; Processo, composto por 02 (suas) competências; Resultados, composto por 08 (oito) competências. A pesquisa em questão mostrou não existir associação significativa do nível de competências com o perfil sociodemográfico dos gestores do estado de São Paulo, através da validação de um questionário eletrônico adaptado, composto por elementos de comprovação de grau de importãncia com respostas do tipo “sim” e “não”, e de um questionário eletrônico adaptado com respostas do tipo escala Likert, com variações entre “sem importância” e “extremamente importante”. A aplicação da presente pesquisa foi bem-sucedida, tendo em vista a adesão e proatividade dos gestores em responder aos questionários, evidenciando uma taxa de retorno que representa 24,28% (vinte e quatro vírgula vinte e oito por cento) da população-alvo, percentual acima do que é esperado em processo de adesão em pesquisas do tipo eletrônicas.

Abstract

In the current context of business growth, especially in the model established by postal franchises, managerial skills are essential in organizations since, in essence, they allow leaders to perform their their functions effectively, achieving significant results and promoting organizational sucess. The development of competencies is aimed at guiding efforts so that leadership can effectively plan, capture necessary resources, develop its employees, and evaluate results and their impact on different levels of the organization. In organizations where the competencies of their managers are developed, substantial contributions are perceived not only for the business, but also for the people, favoring a scenario capable of encouraging the emergence of inspiring leaders, focused on transformational practices. In this sense, the general objective of this doctoral research is to present the competencies considered essential for managers who work in Franchised Post Offices (AGFs), and how they are associated with the sociodemographic profile of these managers. In this regard, it is necessary to understand how managerial competencies contribute to understanding the needs, concerns, and perceptions of managers in the organizational setting. This research is methodologically exploratory, characterized as qualitative and quantitative and having the electronic questionnaire as the priority instrument for data collection and statistical and content analysis in the analytical process. The questionnaires applied are adapted from a dissertation that identified, through mapping, the competencies of managers who worked in an agency in the energy and nuclear research segment in the state of São Paulo. The statistical analysis allowed us to configure an instrument composed of 35 (thirty-five) competencies distributed in 07 (seven) criteria based on the Management Excellence Model (MEG) of the National Quality Foundation (FNQ), namely: Leadership; composed of 10 (ten) competencies; Strategies and Plans, composed of 03 (three) competencies; Customers, composed of 03 (three) competencies; Information and Knowledge, composed of 05 (five) competencies; People, composed of 07 (seven) competencies; Process, composed of 02 (two) competencies; Results, composed of 08 (eight) competencies. The research in question showed that there is no significant association between the level of competencies and the sociodemographic profile of managers in the state of São Paulo, through the validation of an adapted electronic questionnaire, composed of elements proving the degree of importance with “yes” and “no” answers, and an adapted electronic questionnaire with Likert-type answers, with variations between “unimportant” and “extremely important”. The work was successful, given the adherence and proactivity of managers in responding to the questionnaires, showing a response rate that represents 24,28% (twenty four point twenty eight percent) of the target population, a percentage above what is expected in the adherence process for electronic surveys.