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Título

Correlações e associações entre capital psicológico e empatia no trabalho: estudo realizado em colaboradores de empresas do setor metalúrgico e logístico

Orientador

Maria Imaculada de Lima Montebello

Autor

Elaine Aparecida Dias

Palavra chave

Capital psicológico. Empatia. Desempenho. Relacionamentos. Empresas.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/08/2024

Nº Downloads

4

Resumo

A presente tese tem como objetivo geral medir o nível de capital psicológico e de empatia de profissionais de duas empresas longevas de médio e grande porte dos setores metalúrgico e logístico, fazendo as possíveis correlações e associações entre ambos os construtos contemporâneos relacionados à psicologia positiva. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e bibliométrica, explorando os quatro elementos do capital psicológico (autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência) e os três tipos de empatia (cognitiva, afetiva e compassiva). Pode-se observar, assim, a coexistência entre ambos os conceitos, embora o capital psicológico esteja mais relacionado ao desempenho e resultados, enquanto a empatia, aos relacionamentos. A pesquisa é descritiva e exploratória com abordagem quantitativa, utilizando-se um questionário sociodemográfico, um instrumento para medir o nível de capital psicológico e outro para empatia, todos de forma on-line. A amostra foi de 173 funcionários, em que os resultados demonstram correlação positiva fraca entre capital psicológico e empatia, não correlação do otimismo com a empatia cognitiva e da autoeficácia com a empatia cognitiva e afetiva, assim como não correlação da resiliência com a empatia afetiva. Os elementos do capital psicológico não demonstram diferenças significativas entre os níveis de autoeficácia, otimismo e esperança, porém sinalizam diferenças quanto à resiliência. Já com relação à empatia, os níveis para a cognitiva e para a compassiva mostraram-se semelhantes, enquanto para a afetiva, se revelam menores. Em relação ao ramo de atividade, as médias do capital psicológico são consideradas altas em ambos. A empatia também apresenta médias altas, somente com a empatia compassiva diferente estatisticamente entre os ramos de atividade. As variáveis gênero, tempo de empresa e se são ou não líderes, não apresentaram diferenças significativas entre capital psicológico e empatia. Quanto às outras variáveis como idade e estado civil, a empatia afetiva tem propensão a aumentar com a idade, sendo menor para indivíduos solteiros. A autoeficácia tende a aumentar em profissionais com níveis maiores de escolaridade e pessoas de nível escolar até o ensino fundamental apresentaram menores níveis de esperança. Considera-se que os objetivos desta tese foram atingidos ao estabelecer correlações e associações entre os construtos capital psicológico e empatia, associando-os às variáveis sociodemográficas, incluindo líderes. Sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas em empresas, setores e portes diferentes a fim de elucidar resultados e possibilitar novas correlações, associações e comparações.

Abstract

The present thesis has the general objective measure the level of psychological capital and empathy of professionals from two long-established of medium and large-sized companies in the metallurgical and logistics sectors, drawning possible correlations and associations between both contemporary constructs related to positive psychology. Therefore, a bibliographic and bibliometric review proceeded, exploring the four elements of psychological capital (self-efficacy, hope, optimism and resilience), and the three kinds of empathy (cognitive, affective and compassive). It can be observed, therefore, the coexistence between the two practices in some cases, although psychological capital is more associated with performance and results, while empathy is associated with relationships. The research is descriptive and exploratory with a quantitative approach, using a sociodemographic questionnaire, an instrument to measure the psychological capital and another for empathy, all online. The exhibition was attended by 173 employees, and the results demonstrate a weak positive correlation between psychological capital and empathy and no correlation between self-efficacy and cognitive and affective empathy, as well as no correlation of optimism with cognitive empathy between resilience and affective empathy. The elements in psychological capital don’t demonstrate meaningful differences between the levels of self-efficacy, optimism and hope, but there is a difference between the three for resilience. Regarding empathy, the levels of cognitive and compassive demonstrate similarities, whereas the affective results were lower. Regarding the field of activity, the averages for psychological capital are considered high in both. Empathy also presents high averages, only the compassive empathy differs statistically between the fields of activities. The variable gender, company time and if they are or not are leaders, didn’t present a meaningful difference between the psychological capital and empathy. As for the other variables, such as age, and marital status, the affective empathy tends to increase with age, being lower in singles. The self-efficacy tends to increase in professionals with higher levels of education and people with elementary school presents lower hope levels. It is considered that the goal of this thesis was accomplished on establishing correlations and associations between the psychological capital and empathy constructs, associating the sociodemographic variables, including leaders. It is suggested that new research be implemented in the companies, in different portages and sectors, in order to elucidate results and enable new correlations, associations and comparisons.