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Título
Sistema semipresencial de educação superior e a fragmentação e multifuncionalidade do trabalho docente
Orientador
Tânia Barbosa Martins
Autor
Cristina Tischer Ranalli Aparecido
Palavra chave
Educação superior. Ensino a distância. Ensino semipresencial. Trabalho docente.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
15/06/2021
Nº Downloads
339
Resumo
A presente pesquisa trata do desenvolvimento do ensino semipresencial numa instituição de ensino superior privado-mercantil. Há quase duas décadas criou-se o arcabouço legal no Brasil que, regulamentado a partir do Plano Diretor da Reforma do Estado do governo Fernando Henrique Cardoso, autorizou as instituições de ensino superior a introduzirem na organização pedagógica e curricular do ensino presencial a oferta de disciplinas não presenciais, atrelando o ensino não presencial ao ensino presencial. Essas mudanças levaram à criação de várias nomenclaturas para definir o ensino semipresencial, tais como ensino híbrido, bimodal e blended learning. O ensino superior brasileiro sofreu significativas transformações com a introdução do ensino semipresencial no que se referem à organização e ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, intensificando e precarização do trabalho docente, bem como impulsionando o produtivismo acadêmico também na graduação. Tendo em vista o conjunto de mudanças com o ensino semipresencial, o objetivo geral dessa pesquisa é compreender os efeitos da adoção do ensino semipresencial na educação superior e no trabalho docente em uma instituição de ensino superior privada mercantil. Tem-se como objetivos específicos compreender os efeitos gerados no processo de organização de uma instituição de ensino superior privada com a introdução do 40% das disciplinas em educação a distância (EaD) na matriz curricular do curso presencial e os impactos de tal modelo no trabalho docente. Estabelece-se como hipótese que a adoção dos 40% de disciplinas em EaD no curso presencial limita ainda mais a autonomia do trabalho docente. Os autores apresentados como suporte teórico desta pesquisa são Sguissardi (2005, 2011, 2014, 2015); Silva (2015, 2017, 2018); Castells (2015, 2018); Lévy (2000, 2002, 2011) Belloni (2001, 2005); Kenski (2009, 2016, 2019); Martins (2016, 2017), Mill (2006, 2014, 2018), Dal Rosso (2013), Silva Júnior (2001, 2005, 2013, 2017, 2020), dentre outros autores relevantes para este campo de estudo. O plano de trabalho incluiu o levantamento bibliográfico sobre a expansão da educação a distância no Brasil e seus impactos no ensino presencial. Além disso, realizou-se uma pesquisa empírica em uma instituição de ensino superior privada-mercantil do interior do Estado de São Paulo, que oferece em seus cursos de graduação a modalidade semipresencial. A pesquisa empírica se concretizou com entrevista semiestruturada com os coordenadores e docentes (tutores) que atuam no ensino semipresencial. Conclui-se que o trabalho docente no ensino semipresencial se submete a uma organização gerencial alinhada aos interesses do mercado educacional resultando em um processo de trabalho precarizado e intensificado sustentado na figura do tutor.
Abstract
This research deals with the development of semi-presential education in a private-mercantile higher education institution. Almost two decades ago, the legal framework was created in Brazil which, regulated from the State Reform Master Plan of the Fernando Henrique Cardoso government, authorized higher education institutions to introduce in the pedagogical and curricular organization of classroom teaching the offer of non-classroom subjects, linking non-classroom teaching to classroom teaching. These changes led to the creation of several nomenclatures to define semi-presential teaching, such as hybrid, bimodal and blended learning. Brazilian higher education has undergone significant changes with the introduction of semi-presential education with regard to the organization and development of academic activities, intensifying the precariousness of teaching work, as well as boosting academic productivity in undergraduate courses. Considering the set of changes with blended education, the general objective of this research is to understand the effects of adopting blended education in higher education and in teaching work in a private commercial higher education institution. The specific objectives are to understand the effects generated in the process of organizing a private higher education institution with the introduction of 40% of the disciplines in distance education in the curriculum of the presential course and the impacts of this model on the teaching work. It is established as a hypothesis that the adoption of 40% of disciplines in distance education in the classroom course further limits the autonomy of the teaching work.The authors presented as theoretical support for this research are Sguissardi (2005, 2011, 2014, 2015); Silva (2015, 2017, 2018); Castells (2015, 2018); Lévy (2000, 2002, 2011) Belloni (2001, 2005); Kenski (2009, 2016, 2019); Martins (2016, 2017), Mill (2006, 2014, 2018), Dal Rosso (2013), Silva Júnior (2001, 2005, 2013, 2017, 2020), among other authors relevant to this field of study. The work plan included a bibliographic survey on the expansion of distance education in Brazil and its impacts on face-to-face education. In addition, empirical research was carried out at a private-mercantile higher education institution in the interior of São Paulo State, which offers semi-presential courses in its undergraduate courses. The empirical research was carried out with a semi-structured interview with the coordinators and professors (tutors) who work in the semi-presential teaching. It is concluded that the teaching work in semi-presential teaching is submitted to a management organization aligned with the interests of the educational market resulting in a precarious and intensified work process sustained by the tutor