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Título
Formação para a vida: a vontade de potência no pensamento educacional de Nietzsche
Orientador
Danilo Rodrigues Pimenta
Autor
Vitor Soares Zonzini
Palavra chave
Vontade de potência. Educação. Criação. Resistência
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
26/02/2021
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Resumo
Esta dissertação possui o objetivo de aproximar e relacionar o pensamento educacional de Nietzsche com seu conceito de vontade de potência, um dos pontos principais de sua filosofia, mostrando o sentido de formação na visão do pensador. A pesquisa tem como base uma análise teórica de algumas obras importantes do filósofo alemão, em especial Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, Schopenhauer Educador, Ecce Homo, Assim Falou Zaratustra, entre outras. Para essa finalidade serão utilizadas teses, dissertações, artigos e fontes de importantes filósofos, comentadores e estudiosos de Nietzsche. Priorizar-se-á a análise de seus escritos de juventude que incluem grande parte do seu pensamento sobre a educação; e também as obras de sua maturidade intelectual, nas quais o conceito de vontade de potência aparece formulado. À fim de compreender a relação entre vontade de potência e educação, primeiramente tornar-se necessário compreender a formação do período educacional da época de Nietzsche, suas críticas sobre as lacunas das instituições de ensino alemãs e a tragédia grega como modelo de ensino a ser resgatado. A compreensão da tragédia é essencial para o desenvolvimento da pesquisa, pois é neste contexto que surge a gênese da vontade de potência enquanto afirmação de vida no espírito trágico. A diante, em seus escritos posteriores, a vontade de potência também é apontada como afirmação de vida, mas interliga-se com os conceitos do super-homem e o eterno retorno, caracterizando a vontade de potência como resistência e criação. Por fim, num terceiro momento, mostra-se o surgimento do gênio, indivíduo formado pela cultura superior que Nietzsche defendia em seus escritos de juventude. Sua formação implica na característica de resistência e afirmação de vida da vontade de potência, analogamente ao conceito do super-homem. A comparação de ambos permite observar a centralidade que o conceito da vontade de potência ocupa no pensamento de Nietzsche, especialmente no âmbito educacional. Conclui-se, dessa forma, que o conceito no pensamento educacional do filósofo alemão fomenta a formação individual do sujeito, resumido na máxima do “tornar-se o que se é”, atribuindo o aspecto de resistência e criação que modifica-se ao longo de sua filosofia, mas que mantém sua essência em atribuir um ensinamento que afirme a vida e respeite a individualidade e originalidade do sujeito
Abstract
This dissertation aims to bring and connect Nietzsche's educational thought and the concept of the will to power, one of the main points in his philosophical work. The research is based on a theoretical analysis of some important works of the German philosopher, especially On the Future of our Educational Institutions, Schopenhauer as Educator, Ecce Homo, Spoke Zarathustra, among others. Will be used theses, dissertations, articles, and sources from prestigious philosophers, Nietzsche's commenters,experts, and among other notable intellectuals. Priority will be given to analysis his youth writings where comprehend the majority of his thinking about education, and also about his intellectual maturity's works, in which the concept of the will to power appears elaborated. In order to understand the relationship between the will to power and education, it is first necessary to understand the formation of the educational period of the Nietzsche era, its criticisms of the gaps in German educational institutions and the Greek tragedy as a model of education to be rescued. Understanding the tragedy is essential for the development of research, as it is in this context that the genesis of the will to power emerges as an affirmation of life in the tragic spirit. In the future, in his later writings, the will to power is also pointed out as an affirmation of life, but it is interconnected with the concepts of the superman and the eternal return, characterizing the will to power as resistance and creation. Finally, in a third moment, the emergence of genius, an individual formed by the superior culture that Nietzsche defended in his youth writings. Its formation implies the characteristic of resistance and life affirmation of the will to power, analogously to the concept of the superman. The comparison of both allows us to observe the centrality that the concept of the will to power occupies in Nietzsche's thought, especially in the educational sphere. It is concluded, in this way, that the concept in the educational thought of the German philosopher fosters the individual formation of the subject, summed up in the maxim of “becoming what one is”, attributing the aspect of resistance and creation that changes along of its philosophy, but which maintains its essence in attributing a teaching that affirms life and respects the individuality and originality of the subject.