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Título
Transformações na prática docente no contexto da Covid-19
Orientador
Renata Helena Pin Pucci
Autor
Kauany Cerqueira Ferreira Bezerra
Palavra chave
Prática Docente. Sentidos. COVID-19. Ensino remoto emergencial
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
22/02/2022
Nº Downloads
264
Resumo
Na presente pesquisa tivemos por objetivo compreender os sentidos atribuídos pelas professoras à prática docente no contexto da pandemia. Desse modo, recorremos à pesquisa com narrativa para a construção dos dados, uma vez que as narrativas, enquanto discurso, comportam os sentidos que traduzem os modos como as professoras se organizaram em sua atuação e representaram o vivido. Os dados são compostos por nove narrativas, escritas e em formato de áudio, produzidas por seis professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino da região de Piracicaba. Para tanto, assumimos nesta investigação um olhar fundamentado na perspectiva histórico- cultural de Vigotski, a qual compreende a constituição do sujeito nas relações com os outros, considerando os aspectos histórico-culturais; e também construímos um diálogo com a teoria enunciativa de Bakhtin, que fundamenta seu aporte teórico compreendendo que toda enunciação é de natureza social e histórica, trazendo a linguagem para foco e situando a constituição do sujeito e a produção de sentidos no terreno histórico e social. Nas análises, destacamos algumas das dificuldades que contextualizam a prática docente em tempos de COVID-19. As inúmeras dificuldades em conduzir a educação escolar de forma remota, giram em torno da privação de direitos; aumento das desigualdades sociais; dificuldades nos vínculos com a família; falta de capacitação e formação dos professores; intensificação e precarização do trabalho docente; e a própria descaracterização do processo pedagógico e a construção histórica da prática docente. Mas apesar desse cenário adverso, as professoras buscam e produzem novos sentidos sobre suas práticas. Como o sentido de prática atrelado ao cuidado do aluno em sua totalidade; as possibilidades de novos sentidos à presencialidade; sentidos de resistência, em meio a desistências, que evidenciam a dimensão política da docência; e o reconhecimento do papel importante da família no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, apesar do cenário adverso, é possível identificar uma prática docente que através de tentativas, entre erros e acertos, demonstra presença mesmo distante; oferta afeto e esperança em meio às incertezas; e denuncia sua resistência por uma educação pública de qualidade que não garanta somente a conclusão de etapas, mas forme cidadãos e transforme humanos.
Abstract
In this research, we aimed to understand the meanings attributed by teachers to teaching practice in the context of the pandemic. Thus, we resorted to research with narrative for the construction of data, since the narratives, as discourse, contain the meanings that translate the ways in which the teachers organized themselves in their performance and represented what was experienced. The data are composed of six narratives, written and in audio format, produced by six teachers from the early years of elementary school in the public school system in the region of Piracicaba. Therefore, in this investigation, we take a look based on the historical-cultural perspective of Vigotski, which comprises the constitution of the subject in the relationships with others, considering the historical- cultural aspects; and we also built a dialogue with Bakhtin's enunciative theory, which underlies his theoretical contribution, understanding that every enunciation is of a social and historical nature, bringing language into focus and situating the constitution of the subject and the production of meanings in the historical and social terrain. In the analysis exercise, albeit preliminary, we highlight some of the difficulties that contextualize the teaching practice in times of COVID-19. The numerous difficulties in conducting school education remotely revolve around the deprivation of rights; increase in social inequalities; difficulties in bonds with the family; lack of training and training for teachers; intensification and precariousness of teaching work; and the very de-characterization of the pedagogical process and the historical construction of teaching practice. But despite this adverse scenario, teachers seek and produce new meanings about their practices. As the sense of practice linked to the care of the student in its entirety; the possibilities of new meanings to the presence; senses of resistance, in the midst of dropouts, which show the political dimension of teaching; and the recognition of the important role of the family in the teaching-learning process. Thus, despite the adverse scenario, it is possible to identify a teaching practice that, through trials, between successes and errors, demonstrates a presence even at a distance; offering affection and hope in the midst of uncertainties; and denounces its resistance for a quality public education that not only guarantees the completion of stages, but also forms human beings.