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Título
O Colégio Nossa Senhora da Assunção (1880-1910) - elementos constitutivos, inter-relações e representações
Orientador
Cesar Romero Amaral Vieira
Autor
Flavio Braga
Palavra chave
Colégio Nossa Senhora da Assunção. Piracicaba. Educação feminina. Educação católica. Cultura escolar. Ultramontanismo.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/02/2022
Nº Downloads
213
Resumo
O presente trabalho tem, por objetivo geral, investigar, dentro do escopo da História Cultural, o Colégio Nossa Senhora da Assunção em seus primórdios (1880-1910); buscando compreender como esta instituição escolar, em sua singular constituição de identidade, pôde desvelar as projeções políticas, religiosas, e morais em disputa no período e como se inseriu na demanda da educação feminina. Tem-se, por objetivos específicos, analisar: as iniciativas particulares e confessionais no contexto educacional em que se inseriu o Colégio Assunção; qual concepção de educação feminina permeava o meio em que esta instituição foi concebida; como as questões de disputas entre republicanos e monarquistas, protestantes e católicos, influenciaram a fundação deste colégio; quais eram as representações feitas sobre ele e sobre sua proposta educativa e a das suas mantenedoras. Para empreender esta análise, utuiliza-se o conceito de “representação”, preconizado por Roger Chartier (1990), como discursos que interpretam e idealizam o mundo, analisando as publicações da imprensa que trataram sobre o colégio católico e sobre as visões circulantes acerca da instrução feminina. Pensando também na missão de entender a singularidade deste colégio e suas representações, também se trabalha com o conceito de “cultura escolar” postulado por Dominique Julia (2001), sendo ambos sustentados dentro de uma abordagem de meso-análise, na investigação de uma “identidade histórica” aos moldes propostos por Justino Magalhães (2004). Concluiu-se que os eixos “particular”, “católico” e “para meninas”, estão intimamente interligados, e tem intersecções muito próprias. A intersecção católico-particular, se dá na explicação do porque o Colégio foi delegado à uma Congregação francesa; particular-para meninas, explica qual a importância da educação feminina para os diferentes grupos disseminarem sua posição de poder em uma continuidade histórica em constante transformação; católico-para meninas, por sua vez, aprofunda a compreensão da influência da epistemologia ultramonatana e da pedagogia que as Irmãs de São José tencionavam implantar. Foram identificados como aspectos propiciadores e motivadores da instalação do Colégio: a crescente demanda pela instrução feminina; a insuficiência do Estado na oferta de educação pública; a presença de Congregações femininas estrangeiras destinadas à missão de ensinar; a presença protestante em Piracicaba, a ser “combatida”; as disputas políticas entre republicanos e monarquistas; e a pedagogia ultramontana das mantenedoras. Indentificou-se que o nome do Colégio expressa a importância da figura de Nossa Senhora em sua cultura escolar, como elemento simbólico. O prédio era capaz de rivalizar em imponência arquitetônica com o dos protestantes, e guardava as características de construção monástica, que fora pensada para regrar o tempo e as práticas escolares. Em relação a representações, ao analisar a Gazeta de Piracicaba, foi possível perceber a disputa política travada no campo educacional, especialmente evidenciada pelas tentativas do periódico (republicano) paliar o colégio católico, e representa-lo como um engodo, detentor de uma pedagogia retrógrada, autoritária e alienante – um “verdadeiro conto do vigário”. Já o Jornal de Piracicaba manteve em suas publicações um tom elogioso, por vezes beirando à bajulação, o que entendeu-se ocorrer como uma tentativa de diferenciação do editorial da Gazeta, que intentava ser uma “terceira via” em relação aos periódicos declaradamente partidários.
Abstract
The present work has, as general objective, to investigate, within the scope of Cultural History, the "Nossa Senhora da Assunção" School at the beginning (1880-1910); seeking to understand how this institution, with its singular constitution of identity, could reveal the political, religious and moral projections in dispute at the period, and how it was in relation to the demand for female education. The specific objectives are to analyze: the private and confessional initiatives in the educational context in which Assunção School was inserted; what conception of female education permeated the environment where this institution was conceived; how the disputes between republicans and monarchists, Protestants and Catholics, influenced the foundation of this institute; what were the depictions of it and its proposal, and of its sponsors. To undertake this analysis, the concept of "representation" is used, advocated by Roger Chatier (1990), as discourses that interpret and idealize the world, analyzing press publications that dealt with the Catholic school and on circulating viwes about female instruction. Also, thinking about the mission of understanding this school and representations' uniqueness, we work with the "school culture" concept, postulated by Dominique Julia (2001), both of which are supported within a meso-analysis approach, in the investigation of a "historical identity", along the lines proposed by Justino Magalhães (2004). It was concluded that the "private", "Catholic" and "for girls" axes are closely intertwined, and have their own intersections. The Catholic-private intersection occurs in the explanation of why the school was given to a French Congregation; particular-for girls explains the importance of female education for different groups to disseminate their position of power in a dynamic historic continuum; catholic-for girls, in turn, deepens the understanding of the ultramontane epistemology and pedagogy's influence that the Chambéry Sisters intended to implement. The following were identified as enabling and motivating aspects of installing the School: the growing need of female education; the presence of foreign feminine congregations dedicated to teaching; the Protestant presence in Piracicaba, to be "fought"; the political disputes between republicans and monarchists; and the sponsors' ultramontane pedagogy. It was identified that the school's name expresses the importance of Our Lady's figure, as a symbolic element. The building was able to rival in architectural grandeur with the Protestants, and kept monastic construction aspects, which was designed to regulate time and school practices. Regarding representations, when studying the "Gazeta de Piracicaba", it was possible to perceive a dispute in the educational field, especially by the attempts of the (republican) paper to palliate the Catholic school, and represent it as a decoy, holder of an authoritarian, alienating pedagogy - a "true trickster's tale". On the other hand, the "Jornal de Piracicaba" had a complimentary tone overall. On the ohter hand, the "Jornal de Piracicaba" kept a wellspoke tone, at times almost flatering, maybe trying to steer away from the "Gazeta" lines, wanting to be a "third way" in relation to others newspapers with allegiances clearly stated.