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Título
Sistemas de periodização tradicional e integrado aplicados ao futebol
Orientador
Guanis de Barros Vilela Junior
Autor
Adriano de Almeida Pereira
Palavra chave
Futebol. Treinamento. Periodização. Período geral. Período específico. Período competitivo.
Grupo CNPQ
Programa
DR - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
24/02/2022
Nº Downloads
263
Resumo
INTRODUÇÃO: A periodização do treinamento esportivo é caracterizada enquanto totalidade no desenvolvimento das estratégias que o treinador emprega em sua atuação profissional. OBJETIVOS: o objetivo desse estudo foi analisar as alterações das capacidades físicas e técnicas de futebolistas da categoria Sub-17 submetidos aos métodos tradicional e integrado de periodização por um período de 14 semanas. MATERIAL E MÉTODOS: 20 homens foram aleatoriamente divididos em dois grupos: grupo treinamento tradicional (TRA) (16,8 ± 0,4 anos; massa corporal 66,8 ± 8,8 kg; estatura 173 ± 6,2 cm; percentual de gordura 14,2 ± 4,7 %; experiência no futebol 7,1 ± 1,4 anos) e grupo treinamento integrado (INT) (16,1 ± 0,3 anos; massa corporal 64,4 ± 8,4 kg; estatura 172 ± 6,2 cm; percentual de gordura 13,8 ± 2,5 %; experiência no futebol 7,5 ± 1,1 anos). Ambos os grupos realizaram 36 sessões de treinamento divididas ao longo dos períodos, sendo 12 sessões no período geral, 12 sessões no período específico e 12 sessões no período competitivo. Para as avaliações das capacidades físicas e técnicas, realizou-se os seguintes testes: salto horizontal (força explosiva de MMII); teste do quadrado (agilidade); corrida de 20 m (velocidade); Yo-Yo IRI (VO2máx); passe de 10 m, passe de 30 m, passe de 60 m e finalização. As avaliações das capacidades físicas e técnicas foram realizadas em quatro momentos ao longo dos períodos de treinamento. A primeira foi realizada no período pré-treinamento (AV1); a segunda, após o período preparatório (AV2); a terceira, após o período competitivo (AV3); e a quarta, após o período de transição (AV4). A normalidade das variáveis foi obtida pelo Teste de Shapiro Wilk. Gráficos box plot e violino foram utilizados para mostrar o 1º quartil, mediana, 3º quartil e a densidade probabilística para todos os resultados. Para a comparação entre as capacidades físicas e técnicas, foi utilizado o teste de Friedman (equivalente ao ANOVA para dados não paramétricos). A comparação entre grupos (TRA vs. INT) para a variável percepção subjetiva de esforço (PSE) durante o período preparatório geral (PG), específico (PE) e competitivo (PC) foi realizada pela ANOVA de medidas repetidas 2 x 3 (grupo x período). Em todos os testes estatísticos foi adotado a significância de P<0,05. RESULTADOS: no grupo INT, houve diferença estatisticamente significantes para força explosiva de MMII AV1 x AV4 e AV1 x AV3; agilidade AV3 x AV1e AV2 x AV1; velocidade AV3 x AV1, AV4 x AV1 e AV2 x AV1; VO2máx AV1 x AV3 e AV4 x AV3; passe de 10 m AV4 x AV3; passe de 30 m AV4 x AV2, AV4 x AV3 e AV1 x AV3; passe de 60 m AV4 x AV3 e AV1 x AV3 e finalização AV1 x AV3 e AV4 x AV3. No grupo TRA houve diferença estatisticamente significantes para força explosiva de MMII AV1 x AV3; agilidade AV3 x AV1 e AV2 x AV1 e VO2máx AV1 x AV3 e AV1 x AV2. CONCLUSÃO: Em conclusão, nossos dados demonstram que dentre as periodizações aplicadas em futebolistas da categoria Sub-17, o modelo integrado foi o que melhor refletiu a melhora das capacidades físicas e técnicas ao longo dos períodos de treinamento.
Abstract
INTRODUCTION: The periodization of sports training is characterized while totality in develelopment of strategies the coach applies in his/her professional activity. OBJECTIVES: This study aimed to analyze the changes of physical and technical capacities of soccer players from the U-17 category, submitted to the traditional and integrated methods of periodization for a period of 14 weeks.
MATERIAL AND METHODS: Twenty (20) men were randomly divided into two groups: group traditional training (TRA) (16,8 ± 0,4 years; body mass 66,8 ± 8,8 kg; height 173 ± 6,2 cm; fat percentage 14,2 ± 4,7 %; experience in soccer 7,1 ± 1,4 years) and group integrated training (INT)(16,1 ± 0,3 years; body mass 64,4 ± 8,4 kg; height 172 ± 6,2 cm; fat percentage 13,8 ± 2,5 %; experience in soccer 7,5 ± 1,1 years). Both groups did 36 training sessions divided along the periods, being 12 sessions in general period, 12 sessions in specific period, and 12 sessions in competitive period. For the physical and technical capacities evaluation, the following tests were carried out: horizontal jump (explosive force of MMII); the square test (agility); 20-meter run (speed); Yo Yo IRI (VO2max); 10-meter pass, 30-meter pass, 60-meter pass, and finalization. The physical and technical capacities evaluations were carried out in four moments along the training periods. The first was carried out in the pre-training period (AV1); the second, after the preparatory period (AV2); the third, after the competitive period (AV3); and the fourth, after the transition period (AV4). The normality of the variants was obtained by The Shapiro Wilk Test. Graphics box plot and violin were used to show the 1st quartile, median, 3rd quartile and the probabilistic density for all the results. For the comparison between the physical and technical capacities, the Friedman test (equivalente to ANOVA for non-parametric data) was used. The comparison between groups (TRA vs. INT) for the variant subjective perception of effort (SPE) during the general preparatory period (GP), specific (SP),and competitive (CP) was carried out by ANOVA of repeated measures 2 x 3 (group x period). In all statistical tests, the significance of P<0,05 was adopted. RESULTS: In INT group, there were differences statistically significant to explosive force of MMII AV1 x AV4 x AV3; agility AV3 x AV1 and AV2 x AV1; speed AV3 x AV1, AV4 x AV1 and AV2 x AV1; VO2max AV1 x AV3 and AV4 x AV3; 10-meter pass AV4 x AV3; 30-meter pass AV4 x AV2, AV4 x AV3 and AV1 x AV3; 60-meter pass AV4 x AV3 and AV1 x AV3, and finalization AV1 x AV3 and AV4 x AV3. In the group TRA there were differences statistically significant for explosive force of MMII AV1 x AV3; agility AV3 x AV1 and AV2 x AV1, and VO2max Av1 x AV3 and AV1 x AV2. CONCLUSION: In conclusion, our data show that among the periodizations applied to U-17 soccer players, the integrated model was the one that best reflected the improvement of physical and technical capacities along the training periods.