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Título

Ambiente escolar e desenvolvimento global de crianças frequentadoras de escola infantil

Orientador

Rute Estanislava Tolocka

Autor

João Gurgel de Sousa Júnior

Palavra chave

Desenvolvimento infantil. Crescimento. Ambiente escolar. Escola de educação infantil.

Grupo CNPQ


Programa

DR - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

27/08/2020

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Resumo

O ambiente escolar se apresenta com relevante influência no desenvolvimento global das crianças. Para tanto é necessário oferecer as crianças uma escola de qualidade, perspectivada para além dos cuidados assistenciais que favoreça o desenvolvimento das crianças. O desenvolvimento infantil caracterizado como um processo que se inicia na concepção e que se apresenta com mudanças nas estruturas físicas, na maturação neurológica, comportamental, motora, cognitiva, social, afetiva e da linguagem da criança. Objetivo: Avaliar a qualidade do ambiente de instituições de ensino infantil, o desenvolvimento global e o crescimento físico das crianças. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram observados dez centros urbanos de Educação Infantil escolhidos por sorteio. Foram avaliadas 132 crianças de três a cinco anos pertencentes a uma sala sorteada da escola. Para avaliar o ambiente escolar foi utilizada a Escala de Avaliação de Ambientes de Educação Infantil- ECERS-3. Para avaliação do desenvolvimento global foi usado o Teste de Triagem de Denver II. Foram aferidas as medidas antropométricas e calculados o índice de massa corporal (IMC) e realizada a classificação relacionado a curva de crescimento de peso para idade e altura para idade, considerando recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Foi realizada análise descritiva das variáveis e verificada associações entre as mesmas, utilizando-se do teste de Mann-Whitney e do teste G de independência. Resultados: Foram avaliadas 132 crianças com idade média de 53,5 meses, sendo 57 (43,0 %) do sexo masculino e 75 (57,0%) feminino. A nota média da qualidade do ambiente das escolas foi de 2,5 (indicador inadequado) sendo a maior nota 3,0 (indicador mínimo) e a menor 2,3 (indicador inadequado). Quanto ao desenvolvimento global observou-se que 45,5% das crianças foram caracterizadas com desenvolvimento global suspeito e 54,5% como normal. Verificou-se associação estatisticamente significativa entre: o domínio motor grosso, linguagem e motor fino respectivamente com total de notificações (atenção ou atraso) entre todos os domínios, entre a qualidade da escola e o domínio motor grosso e entre a qualidade da escola com a relação altura/idade.Com relação ao crescimento físico, peso para idade encontrou-se 10,6% das crianças com peso fora do esperado, referente a altura por idade 5,1% fora da altura esperada e quanto a avaliação nutricional 26,4% fora do peso esperado. Conclusões: A qualidade do ambiente das escolas não corresponde a níveis satisfatórios. Em relação ao desenvolvimento global número significativo de crianças com desenvolvimento suspeito. No que diz respeito ao crescimento, relevante número de crianças fora do peso esperado bem como fora da altura esperada. Cabe enfatizar a importância dos resultados deste estudo na perspectiva de discussões, reflexões direcionadas aos pais, professores e dirigentes no sentido de melhorar a qualidade do ambiente dessas instituições. Em suma deve se salientar sobre o quão é valioso capacitar os diretores, professores e pedagogos sobre a influência que o ambiente escolar exerce sobre o desenvolvimento infantil, assim como a relevância que o movimento estimulado de forma adequada pode desempenhar para que as crianças atinjam seu potencial de desenvolvimento.

Abstract

The school environment has a relevant influence on the overall development of children. Therefore, it’s necessary to offer children a quality school, with a perspective that goes beyond the care that favors the development of children. Child development is characterized as a process that begins at conception and presents itself with changes in the physical structures, in the neurological, behavioral, motor, cognitive, social, affective, and language of the child. Objective: To evaluate the quality of the environment of early childhood education institutions and the global development and physical growth of children. Methods: A field research was conducted, in which ten urban centers of Early Childhood Education were selected by lot.A total of 132 children from three to five years old belonging to a randomly selected classroom of the school were evaluated. To evaluate the school environment, the Early Childhood Education Environment Rating Scale (ECERS-3) was used. To evaluate global development, the Denver Triage Test II was used. Anthropometric measurements were taken and the body mass index (BMI) was calculated and the classification related to the growth curve of weight for age and height for age was performed, considering the recommendations of the Brazilian Society of Pediatrics. Descriptive analysis of the variables was performed and associations were verified between them, using the Mann-Whitney test and the G test of independence. Results: 132 children with a mean age of 53.5 months were evaluated, 57 (43.0%) were male and 75 (57.0%) female.The average score for the quality of the school environment was 2.5 (inadequate indicator) with the highest score being 3.0 (minimum indicator) and the lowest 2.3 (inadequate indicator). As for the global development it was observed that 45.5% of the children were characterized with suspicious global development and 54.5% as normal. There was a statistically significant association between: the thick motor domain, language and fine motor respectively with total notifications (attention or delay) between all domains, between the quality of the school and the gross motor domain and between the quality of school with the height/age relation. Regarding the physical growth, weight for age found 10.6% of children with unexpected weight, referring to height by age 5.1% outside the expected height and as for nutritional assessment 26.4% outside the expected weight.Conclusions: The quality of the school’s environment doesn’t correspond to satisfactory levels. Regarding to the global development, there’s a significant number of children with suspicious development. With respect to growth, relevant number of children out of the expected weight as well as out of the expected height. It’s important to emphasize the importance of the results of this study in the perspective of discussions, reflections directed to parents, teachers and leaders in order to improve the quality of the environment of these institutions. In short, it should be emphasized how valuable it’s to train principals, teachers, and educators about the influence that the school environment exerts on children’s development, as well as the relevance that properly stimulated movement can play for children to reach their developmental potential.