Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Analisando a articulação entre a abordagem CTS e o ensino de conceitos químicos na proposta curricular do Estado de São Paulo para o 9º do ensino fundamental

Orientador

Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos

Autor

Érica Francelino Saccomani

Palavra chave

Ensino de ciências. Currículo. Cadernos do professor e do aluno.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

15/08/2019

Nº Downloads

0

Resumo

Nesta dissertação, realizou-se a análise do documento que rege o ensino público do Estado de São Paulo para o ensino de Química, o Currículo do Estado de São Paulo – Ciências da Natureza e suas tecnologias, ensino fundamental (ciclo II) e ensino médio e os Cadernos do Professor e do Aluno destinados ao nono ano. O objetivo desse trabalho é investigar de que modo a abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, é articulada aos conceitos químicos na proposta curricular do Estado de São Paulo no ensino de Química do 9º ano do Ensino Fundamental e se essa abordagem pode auxiliar na promoção do desenvolvimento de tomada de decisão. A metodologia utilizada para a contextualização desse material é a análise de conteúdo de Bardin para entender o discurso presente nos currículos e como os temas do ensino de Química são apresentados nos cadernos. Os enunciados foram separados em categorias, que foram depreendidas por meio da fundamentação teórica da análise do conteúdo. Como resultados, observou-se que o Currículo e os cadernos divergem em diversos pontos em relação aos conceitos científicos e questões sociais, mas também há a convergência, pois o material apresenta uma relação do cotidiano do aluno com o conteúdo e apresenta um ensino, de certo modo, contextualizado. Por fim, os enunciados analisados anunciam que há um distanciamento na tomada de decisão por parte do aluno, ou seja, este pode não estar preparado para a participação crítica na sociedade.

Abstract

In this work, we analyzed the document that governs the public education of the State of São Paulo for the teaching of Chemistry, the Curriculum of the State of São Paulo - Natural Sciences and its technologies, elementary school (cycle II) and teaching. medium. The aim of this paper is to investigate how the CTS - Science, Technology and Society approach is articulated to chemical concepts in the curricular proposal of the State of São Paulo in the 9th grade chemistry teaching and if this approach can help in the promotion of decision making development. To analyze how the CTS approach is approached in teaching, it was necessary to study the Science Notebooks of the 9th grade Teacher and Student, volume 1 and 2. The methodology used to contextualize this material is Bardin's content analysis to understand the discourse present in curricula and how the themes of chemistry teaching are presented in notebooks, where the utterances were separated into categories, which were chosen through of the theoretical foundation of the CTS approach. The curriculum and the notebooks differ at various points in relation to scientific concepts and social issues, where the analyzed statements announce a detachment in the student's decision making, that is, they are not prepared for critical participation in society.