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Título
Gestão de pessoas na entidade do terceiro setor, filantrópica e confessional de educação católica: um estudo de caso
Orientador
Fabíola Cristina Ribeiro de Oliveira
Autor
Erondi Tamandaré Reis Pereira
Palavra chave
Terceiro setor. Liderança. Gestão de pessoas e educação confessional.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
30/06/2022
Nº Downloads
340
Resumo
Relevância desta pesquisa está no ineditismo do trabalho e no entendimento de que esse tipo de entidade tem como finalidade o bem comum - pois, possui em seu cerne os direitos humanos e fundamentais da dignidade humana, cujas motivações confessionais norteiam os indivíduos e tendem a influenciar formas de pensar e de agir, não somente nos seus espaços, mas também em outras dimensões da vida humana e da vida em sociedade. A metodologia utilizada é de pesquisa qualitativa bibliográfica e literária em sua maioria, mas quantitativa também, pois volta à atenção dados secundários, tendo como objetivo detectar e apontar estratégias para aumentar o alcance dos destinatários; capacitar, estrategicamente, os colaboradores com a finalidade de captar e reter o público-alvo; aprimorar o resultado de uma entidade de educação confessional. Liderança deve ser entendida, portanto, como um processo educativo que compreende um conjunto de procedimentos, influências, estruturas e ações que influenciam no desenvolvimento das metas. O estilo de liderança transformacional, complementar a liderança transacional que aprimora a capacitação dos funcionários, através do departamento dos recursos humanos, no conhecimento da identidade da entidade e de suas metodologias de trabalhos.
Abstract
The relevance of this research lies in the novelty of the work and in the understanding that this type of entity has the common good as its purpose - since it has at its core the human and fundamental rights of human dignity, whose confessional motivations guide individuals and tend to influence ways of thinking and acting, not only in their spaces, but also in other dimensions of human life and life in society. The methodology used is mostly qualitative bibliographic and literary research, but also quantitative, as it focuses on secondary data, with the objective of detecting and pointing out strategies to increase the reach of recipients; strategically train employees in order to capture and retain the target audience; improve the outcome of a denominational education entity. Leadership must be understood, therefore, as an educational process that comprises a set of procedures, influences, structures and actions that influence the development of goals. The transformational leadership style complements the transactional leadership that improves the training of employees, through the human resources department, in the knowledge of the entity's identity and its work methodologies.