Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A fidelização dos alunos em escolas privadas da rede adventista de educação básica

Orientador

Thel Augusto Monteiro

Autor

Telson Bombassaro Vargas

Palavra chave

Marketing de relacionamento. Lealdade. Retenção. Alunos. Educação básica.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/06/2022

Nº Downloads

254

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo identificar os fatores que influenciam a fidelização dos clientes em escolas privadas da Rede Adventista de Educação Básica. Entre os objetivos específicos estão: investigar os fatores internos que geram a fidelização, a partir de indicadores de qualidade e perfis profissionais; identificar a influência dos professores da educação básica na fidelização dos clientes; apontar impactos gerados pela confessionalidade na fidelização dos clientes; conhecer os impactos da gestão escolar na fidelização dos clientes; e verificar o processo de controle de evasão nas escolas. A metodologia proposta é a de investigação empírica quanti-qualitativa, utilizando instrumentos de questionário, com questões fechadas aplicadas aos gestores, professores e clientes e avaliação dos documentos e sistemas de controle da evasão em três escolas privadas da Rede Adventista de Educação Básica do Estado de São Paulo abrigadas pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Abstract

This research aims to identify the factors that influence customer loyalty in private schools of the Adventist Basic Education Network. Among the specific objectives are: to investigate the internal factors that generate loyalty, based on quality indicators and professional profiles; identify the influence of basic education teachers on customer loyalty; to point out impacts generated by confessionality on customer loyalty; to know the impacts of school management on customer loyalty; and verify the dropout control process in schools. The proposed methodology is a quantitative-qualitative empirical investigation, using questionnaire instruments, with closed questions applied to managers, teachers and clients and evaluation of documents and systems to control dropout in three private schools of the Adventist Basic Education Network of the State of São Paulo sheltered by Centro Universitário Adventista de São Paulo (São Paulo Adventist University College).