Visualização do documento
Título
Leitura e suas contribuições nas aulas de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental II
Orientador
Carolina José Maria
Autor
Suzana Moreira Santana
Palavra chave
Leitura. Letramento científico. Mediação. Aulas de ciências da natureza.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
22/02/2022
Nº Downloads
261
Resumo
A presente pesquisa teve como proposta investigar as contribuições da leitura mediada nas aulas de Ciências da Natureza no 9º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. O percurso para a construção da pesquisa sofreu diversos percalços devido o contexto atual da pandemia do Covid-19. A priori, as dificuldades se deram pela ausência dos alunos na sala de aula ora por causa das restrições impostas pelo município culminando em lockdown ora porque no primeiro semestre de 2021 (início da pesquisa em campo) ainda não era obrigatório os alunos assistirem as aulas presenciais. Ainda assim, com todas as dificuldades apresentadas foi possível atingir os objetivos do trabalho, de modo a contribuir com análises significativas
para a área de estudo. O aporte teórico da pesquisa se embasou no conceito de mediação na perspectiva Histórico-Cultural. Para Vigotski, o aprendizado se dá via mediação onde o sujeito, aluno, internaliza àquilo que é ensinado. O processo interativo que se dá em sala de aula entre professor e aluno é o que vai contribuir para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos estudantes, uma vez que, o professor tem mais condições de ensino dada a profissão que exerce na escola. Neste trabalho demos especial relevância à mediação docente na leitura mediada, pois por mais que tenha se avançado os recursos pedagógicos de ensino, a mediação do professor é fundante para a apropriação de conceitos científicos específicos das aulas de Ciência da Natureza. Sendo assim, o recurso que utilizamos para a leitura mediada junto aos alunos foi um texto para fins didáticos, elaborado pela pesquisadora sobre o tema vacinas. O
tema selecionado para a leitura procurou contribuir, por intermédio da discussão, com o Letramento Científico dos estudantes destacando saberes cotidianos que os alunos do Ensino Fundamental II, anos finais, deveriam dominar no contexto social ao qual estão inseridos. A partir disso, o planejamento das intervenções consistiu em dividir o texto em três partes para a realização da leitura. Após a leitura houve a discussão e a produção de um pequeno texto pelos alunos, visando dessa forma, investigar as contribuições da leitura mediada nas aulas de Ciência da Natureza: objetivo da nossa pesquisa. Para a construção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: observações em sala de aula, registro em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. Os episódios provindos dos diários de campo e das gravações em áudio e vídeo foram organizados e os dados analisados sob o pressuposto da abordagem microgenética, além disso, foram selecionados para a análise 11 episódios referente à discussão em sala de aula após a leitura. A partir das análises dos resultados foi possível perceber que a leitura mediada contribuiu para que os alunos participassem das discussões interagindo de modo a tirarem suas dúvidas e receberem orientações. No caso do texto escrito produzido pelos alunos, embora tenha sido um texto simples e com poucas palavras, apresentou termos científicos denotando certa apropriação conceitual dos conteúdos discutidos após a leitura.
Abstract
The present research aimed to investigate the contributions of mediated reading in Natural Science classes in the 9th year of Elementary School II, in a public school in the interior of the State of São Paulo. The path for the construction of the research suffered several mishaps due to the current context of the Covid-19 pandemic. A priori, the difficulties were due to the absence of students in the classroom, either because of the restrictions imposed by the municipality, culminating in a lockdown, or because in the first semestre of 2021 (beginning of the field research) it was still not mandatory for students to attend classes in persona. Even so, with all the difficulties presented, it was possible to achieve the objectives of the work, in order to contribute with significant analyzes for the study area. The theoretical contribution of the research was based on the concept of mediation in the Historical-Cultural perspective. For Vygotsky, learning takes place via mediation where the subject, the student, internalizes what is taught. The interactive process that takes place in the classroom between teacher and student is what will contribute to the development of students' higher psychological functions, since the teacher has better teaching conditions given the profession he exercises at school. In this work, we gave special importance to teacher mediation in mediated reading, because even though pedagogical teaching resources have been advanced, teacher mediation is fundamental for the appropriation of specific scientific concepts in Natural Science classes. Therefore, the resource we used for mediated reading with the students was a text for didactic purposes, prepared by the researcher on the topic of vaccines. The theme selected for reading sought to contribute, through the discussion, to the Scientific Literacy of the students, highlighting everyday knowledge that students of Elementary School II, final years, should master in the social context to which they are inserted. From this, the planning of interventions consisted of dividing the text into three parts for reading. After reading, there was a discussion and production of a short text by the students, aiming, in this way, to investigate the contributions of mediated reading in Nature Science classes: objective of our research. For the construction of data, the following instruments were used: observations in the classroom, recording in a field diary, audio and video recordings. The episodes from the field diaries and the audio and video recordings were organized and the data analyzed under the assumption of the microgenetic approach, in addition, 11 episodes referring to the discussion in the classroom after reading were selected for analysis. From the analysis of the results, it was possible to perceive that the mediated reading contributed for the students to participate in the discussions, interacting in order to clear their doubts and receive guidance. In the case of the written text produced by the students, although it was a simple text with few words, it presented scientific terms denoting a certain conceptual appropriation of the contents discussed after reading.